NOTÍCIAS

Cultura | 19.11.13 - 18h01

Convidado pela ONU, Geraldo discute meio ambiente na Polônia

[caption id="attachment_40792" align="alignleft" width="680"] Evento reúne cerca de 190 países que participam das negociações para definir a segunda fase de implementação do protocolo de Quioto. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, desembarca na noite desta quarta-feira (20), em Varsóvia, na Polônia, onde participará da Conferência das Partes (COP-19), evento da ONU sobre Mudanças Climáticas. A COP-19, que teve início no último dia 1, reúne cerca de 190 países que participam das negociações para definir a segunda fase de implementação do protocolo de Quioto, com novas metas para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). 

A participação da capital pernambucana se destacará com a presença do prefeito na mesa “Diálogos entre Ministros e Prefeitos”, no dia 21 de novembro, às 9h30 (horário da Polônia). O debate terá a presença do secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon e faz parte da agenda central da COP. Às 15h30 do mesmo dia, o prefeito participa de outra mesa de debates, desta vez na programação paralela do evento.

Recife foi a única cidade da América Latina convidada a participar do evento da ONU. Geraldo Julio dividirá a mesa com os chefes de governos locais de Shenzen (China), Thane Municipal Corporation (Índia) e Vancouver (Canadá), entre outros. As discussões vão focar as estratégias de mitigação frente às mudanças climáticas.

"Neste contexto, vamos abordar a implementação do programa internacional Urban LEDS sobre desenvolvimento sustentável, promovido pela ONU-Habitat. Nossa meta é racionalizar o uso dos recursos naturais e neutralizar a emissão dos gases de efeito estufa no Recife", disse Geraldo Julio, que retorna ao Recife já nesta sexta-feira. Neste período, o vice-prefeito Luciano Siqueira assumirá a Prefeitura do Recife pela primeira vez.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, que acompanhará o prefeito na viagem, o grande diferencial desta COP é a possibilidade de se melhor contextualizar o papel das cidades no âmbito dos acordos internacionais, que hoje não são envolvidas nas discussões. “Vamos colocar os riscos que as cidades enfrentam em relação às mudanças climáticas e algumas iniciativas para reversão do quadro. As cidades são um celeiro do processo de sustentabilidade. Além disso, reforçaremos o debate sobre acesso a apoio técnico e abertura de linhas de financiamento nos novos tratados”, frisou.

PROGRAMAÇÃO PARALELA - Afora o Diálogo entre Ministros e Prefeitos, o Recife se fará presente no evento paralelo “Mapa do Caminho dos Governos Locais Pelo Clima: Elevando o Nível de Ambição Global através da Ação Climática Local”. Ele também acontece no dia 21 de novembro, das 15h às 16h30, e tem o objetivo de dar mais visibilidade às iniciativas implementadas nas cidades conveniadas ao Iclei, em especial as que integram o Urban LEDS.

COP 19 - A Conferência das Partes (COP 19) tem o objetivo de iniciar as discussões sobre um novo acordo global para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Esse tratado deve ser assinado por todos os países em 2015 e entrar em vigor a partir de 2020, visando diminuir os impactos das mudanças climáticas. Atualmente, o protocolo de Quioto é considerado insuficiente por pesquisadores e ambientalistas para conter os efeitos do aquecimento global. Essas negociações são consideradas complexas, pois podem influenciar as escolhas de desenvolvimento das nações, através das atividades econômicas e do consumo da população.