PCR promove ação para controlar e prevenir diabetes nos servidores
No mês dedicado ao enfrentamento mundial à Diabetes, a Prefeitura do Recife entra em cena e prioriza também o cuidado com todos os servidores municipais, no sentido de identificar e prevenir a doença. Na manhã desta terça-feira (19), o hall do edifício-sede da PCR foi preenchido por equipes da Secretaria de Saúde, que estão encarregadas de medir a glicose e a circunferência abdominal dos funcionários que desejarem. O prefeito Geraldo Julio foi o primeiro a realizar o exame. A iniciativa faz parte do Programa Servidor de Valor, que foi lançado no mês de outubro pelo Executivo Municipal.
Geraldo Julio compareceu ao ato acompanhado pela primeira-dama do Recife, Cristina Mello, que é médica. Na ocasião, o gestor destacou a importância da iniciativa. "Existe muita gente que tem diabetes e não sabe. É importante oferecer o exame em larga escala porque o fato de não saber e não tratar traz muito prejuízo no futuro. Então, essa iniciativa representa o cuidado que nós queremos ter com os nossos servidores para que eles possam ter uma qualidade de vida melhor", pontuou. Os recifenses que passarem pela sede da PCR até às 11h30 também poderão realizar o exame.
O evento é organizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional Pernambuco e o Instituto Brasileiro de Diabetes. No total, a PCR disponibilizou quatro equipes para realizar a medição da glicose; compostas por nutricionistas, enfermeiros e endocrinologistas; bem como profissionais da Academia das Cidades, que estão aptos a aferir a pressão arterial, peso e a altura dos servidores municipais. No caso de alteração no exame de glicose, o paciente será orientado a procurar uma unidade de saúde para o acompanhamento.
O diretor médico do Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, Silvio Paffer, fez questão de participar do início do evento. De acordo com o especialista, a cada oito segundos uma pessoa morre por causa da diabetes. "A diabetes, além de ser uma doença, representa um fator de risco para atrair outras doenças. Quem tem diabetes tem uma chance quatro vezes maior de ter insuficiência renal, amputação de membros, além de outras complicações", alertou.
DOENÇA - A diabetes é caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue.