NOTÍCIAS

Cultura | 19.11.13 - 15h32

Recife realiza a I Jornada de Direitos Humanos

A programação começa nesta quarta-feira (20) e vai até o dia 10 de dezembro, com prestação de serviços e atividades culturais em 18 bairros das seis RPA’s

A I Jornada de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife começa nesta quarta-feira (20) e vai até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para comemorar essa importante data do calendário nacional e internacional, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) está promovendo uma extensa programação (em anexo) de prestação de serviços e atividades de promoção aos direitos humanos, civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, da população recifense, principalmente dos moradores dos 18 bairros mais vulneráveis do município, segundo dados do Pacto pela Vida do Recife. São eles: Santo Amaro, São José e Ilha Joana Bezerra (RPA 1); Campo Grande, Água Fria e Dois Unidos (RPA 2); Casa Amarela, Vasgo da Gama e Nova Descoberta (RPA 3); Cordeiro, Torrões e Várzea (RPA 4); Afogados, Areias e Jardim São Paulo (5); Boa Viagem, Ibura e COHAB (RPA 6).

Entre os destaques da programação estão as Feiras de Direitos Humanos, que serão realizadas em cada uma das seis RPA's. A primeira acontece nesta quarta (20), abrindo a programação da jornada, na Academia da Cidade de Santo Amaro, a partir das 8h. Na ocasião serão prestados serviços como retirada de documentações, atendimento da Celpe, atendimento jurídico, exames de saúde, cadastro no Bolsa família, inscrição no Plantec, no Pronatec, no Seguro Desemprego e no cadastro trabalhador. E ainda, realização de campanhas de direitos humanos e atrações culturais com contação de histórias para crianças.

Nesta quarta (20) também é celebrado o Dia da Consciência Negra e, para comemorar a data, estão incluídas atividades voltadas para o tema, entre elas, uma roda de diálogo com as comunidades tradicionais de matrizes africanas, na sede do afoxé Omobadê, no Jiquiá, a partir das 8h. Em paralelo, acontece o seminário "Racismo Institucional: da segurança pública aos direitos humanos", no auditório do Bloco G, da Unicap, na Boa Vista.


Confira as feiras das demais RPA's:

22/11 - Água Fria (Escola Municipal Alto do Pascoal)
26/11 - Nova Descoberta (Campo do Fluminense)
29/22 - Torrões (Academia da Cidade)
03/12 - Jardim São Paulo (Praça Central)
10/12 - Ibura (Academia da Cidade)

Veja o calendário.