NOTÍCIAS

Cultura | 19.11.14 - 21h40

Alunos da Creche-escola Albérico Dornelas transformam sucatas em animais na exposição Bichos de jardim

As 140 crianças da unidade de ensino fizeram os trabalhos para a mostra de ciências a partir da leitura de livros infantis sobre os animais. (Foto: Marcos Patich/ PCR)

Os alunos da Creche-escola Albérico Dornelas Câmara, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, transformaram sucatas num verdadeiro jardim. Para realizar a exposição batizada de "Bichos de jardim", as 140 crianças de 0 a 5 anos transformaram isopor, massa de modelar, gesso, argila, algodão papel crepom, rolos de papel higiênico, desenhos, pinturas e garrafas em abelha, sapo, joaninha, minhoca, formiga, beija flor, borboleta e caracol.

De acordo com a coordenadora pedagógica Kelma Mulatinho, a mostra científica foi fruto de um trabalho de três meses, que começou a partir da leitura do livro Confusão no jardim, de Ferruccio Versolin Filho. Todas as professores leram o livro junto com os alunos. Cada turma se aprofundou no estudo de um dos bichos para depois produzir as maquetes sobre cada animal e o meio em que eles vivem. "Todos se envolveram muito e os trabalhos ficaram maravilhosos. O nosso objetivo era fazer com que eles aprendessem mais sobre os animais do jardim, ensinar-lhes os cuidados que devemos ter com os animais e sensibilizá-los a respeito da preservação do meio ambiente", explicou.

O estudante do Grupo 3 Pedro Nicássio, de 4 anos, explicou tudo o que aprendeu sobre a transformação da lagarta em borboleta. "Elas põem um ovinho, depois sai a lagarta, faz o casulo e, por último, vira borboleta", contou. Além do livro que deu origem ao trabalho, os alunos também leram junto com as professoras os livros infantis Doroteia, a centopeia; A menina das borboletas; A abelha e o mel; A centopeia que sonhava; O caso da lagarta que tomou chá de sumiço; Cantinho dos animais; Eu te pego, eu te pico e A grande transformação da lagarta: a borboleta.