NOTÍCIAS

Turismo | 19.11.15 - 11h19

Religiosidade, maracatus, poesias, personalidades e muita cultura afro nos roteiros do Olha! Recife

Homenageando o mês da Consciência Negra, os passeios de sensibilização turística da Prefeitura do Recife trazem roteiros que passam por pontos históricos que remontam as histórias e simbologias da cultura africana

Os roteiros a pé, de bicicleta e de ônibus do Olha! Recife trazem como mote o mês da Consciência Negra, neste fim de semana. Zumbi dos Palmares, templos religiosos e todas as curiosidades da cultura africana serão lembrados nestes passeios. Já o passeio de catamarã, que será noturno, garante um passeio mais que especial pela capital pernambucana. O projeto de Sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, é gratuito e conta com guias de turismo durante todo o percurso.

No sábado (21), quem fizer o tour de ônibus vai poder conhecer os principais pontos da disseminação cultural africana e todo o seu valor histórico tanto para a cidade quanto para o País. O tour vai sair da Praça do Arsenal, às 14h, e vai mostrar aos participantes a importância da cultura africana na construção da identidade do povo pernambucano. No Recife, o passeio passa pela estátua de Zumbi dos Palmares, no Pátio do Carmo; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, onde eram realizadas coroações de rainhas de maracatus; o Maracatu Raízes de Pai Adão e o mais antigo terreiro de Pernambuco e um dos mais antigos do Brasil, o Ylê Obá Ogunté, que reporta ao século XIX.

O percurso a pé será voltado para a exaltação de nomes importantes da música e da poesia da cultura afro no Recife. Com saída às 9h, neste domingo (22), da Praça do Arsenal, o grupo vai conhecer a estátua de Chico Science; Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial; Solano Trindade, poeta brasileiro que sempre deu destaque em suas obras a cultura negra e suas tradições; entre outras personalidades históricas.

Quem quiser conhecer mais a cultura negra, sendo que pedalando, basta participar do passeio de bicicleta, que tem saída também às 9h, da Praça do Arsenal. Os ciclistas vão percorrer pelo Centro do Recife, passando pela Praça da República, onde está um dos baobás mais antigos da cidade; Rua da Moeda, local de ensaios de maracatus e grupos de samba. O tour segue pela Rua Estreito do Rosário, onde será contemplada a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife. Em seguida, os participantes serão conduzidos ao Pátio do Carmo, que abriga estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares e de Abelardo da Hora. Já no Pátio de São Pedro, será visitada a estátua do poeta Solano Trindade e o conjunto arquitetônico do Pátio, que abriga eventos como a Terça-Negra, festival semanal de divulgação da cultura afro pernambucana.

Já o passeio de catamarã, que acontece neste sábado (21), será noturno. Com saída às 18h do Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas, a embarcação fará o roteiro Recife e Suas Pontes, oferecendo aos inscritos um olhar diferenciado dos casarões, palácios, igrejas e do movimento nas calçadas refletidos nas águas do Capibaribe.

Os interessados em qualquer um dos roteiros devem fazer a inscrição no site www.olharecife.com.br nesta sexta (20), a partir das 9h. Todos os passeios são gratuitos. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.


Serviço


Olha! Recife de Ônibus
Tema: Circuito Afro
Quando: Sábado (21), às 14h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife no Rio
Tema: Rio Capibaribe e Suas Pontes
Quando: Sábado (21), às 18h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

Olha! Recife Pedalando
Tema: Rainhas, Santos e Maracatus
Quando: Domingo (22), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife a Pé
Tema: Recife Afro: Poesias, Lutas e Canções
Quando: Domingo (22), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas