Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 19.11.21 - 11h38

Programa GO Recife visita nove mercados públicos no Recife neste fim de semana

img_alt

Ação da Prefeitura do Recife ocorre neste sábado, das 9h às 13h, nos mercados do Cordeiro, Madalena, Boa Vista, São José, Pina, Afogados, Água Fria, Beberibe e Casa Amarela e tem o objetivo de apresentar a plataforma para os cidadãos. (Foto: Diego Nigro/PCR)
 

Neste sábado (20), o programa Geração de Oportunidade (GO Recife) desembarca em nove mercados públicos da cidade para apresentar os serviços da plataforma aos recifenses. Das 9h às 13h, as equipes da Prefeitura do Recife vão estar nos locais para explicar as possibilidades que o programa oferece e realizar o cadastro dos interessados. O objetivo do GO Recife, lançado no fim de outubro, é ser um acelerador de oportunidades para trabalhadores e empreendedores, impactando diretamente na geração de emprego e renda na capital pernambucana.

Coordenada pelas secretarias de Trabalho e Qualificação Profissional e de Transformação Digital, a ação ocorrerá nos mercados do Cordeiro, da Madalena, Boa Vista, de São José, Pina, Afogados, Água Fria, Beberibe e Casa Amarela. Em cada um desses locais, as equipes disponibilizarão um totem digital e atendente para orientar e cadastrar os interessados em fazer parte dessa grande rede de oportunidades de geração de emprego e renda.

No totem, o cidadão poderá conhecer a plataforma GO Recife com leitura de QR Code em seu próprio aparelho de celular e receber as instruções para cadastro. Quem não dispor de um smartphone ou internet móvel, os atendentes poderão fazer toda a orientação e cadastro através do tablet.

A secretária de Trabalho e Qualificação Profissional da cidade, Adriana Rocha, explica que o GO Recife foi pensado sob o conceito "figital" - que compreende o físico com o ambiente digital em uma estrutura híbrida e itinerante. "Muitas pessoas não têm facilidade com as novas tecnologias ou simplesmente perderam a vontade de investir em suas habilidades por causa do desemprego e das dificuldades econômicas. Portanto, ir ao encontro delas e incentivá-las a buscar vagas, qualificação ou ajudá-las a empreender através da nossa plataforma pode ser verdadeiramente decisivo para promover mudanças de muitas vidas", comenta.

GO Recife - A plataforma oferece, atualmente, cerca de 130 vagas de emprego e 1.169 vagas para cursos de qualificação profissional online, com vagas ilimitadas e gratuitas. Os cursos digitais são oferecidos pelos parceiros: Instituto Êxito, Grau Técnico, Google, Facebook e WhatsApp. Já os cursos presenciais somam 24 com formação de 49 turmas. A iniciativa chega para reforçar o time de ações, projetos e iniciativas do Recife Virado e poderá ser acessado no site do Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou no aplicativo do Conecta Recife, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Como um acelerador de oportunidades, o GO Recife vem trazendo ações educativas e de capacitação; oferece assessoria, escutas e acompanhamentos, além de dar suporte em infraestrutura e recursos para que as pessoas tenham condições de promover nesta vitrine virtual suas habilidades e necessidades de acordo com o mercado de trabalho.