Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 19.11.23 - 16h54

Viva a Guararapes celebra a consciência negra e o movimento brega

Evento, realizado neste domingo (19), contou com 14 polos e reuniu atrações culturais, esportivas, gastronômicas e de economia criativa com acesso gratuito para todos os públicos

 

O penúltimo Viva a Guararapes do ano, que acontece neste domingo (19), das 10h às 17h, foi dedicado ao mês da consciência negra e ao movimento brega. O prefeito João Campos esteve no local para prestigiar a ação. 

“É muito legal ver o recifense curtindo o Recife. A gente iniciou há alguns anos o Viva Guararapes, um domingo por mês, onde tem ativação gratuita de esporte, lazer, cultura, a parte educativa, economia criativa, feirinha gastronômica. Tudo de forma gratuita para as pessoas, organizado pela Prefeitura do Recife. Venha curtir em família, na paz, e aproveito para convidar a todos e todas para o encerramento do Novembro do Brega, que vai acontecer na rua Sérgio Loreto”, disse o prefeito João Campos. 

O evento também teve o Polo Consciência Negra, que contou com oficinas de turbante, capoeira e Abayomi (confecção de bonecas de pano, criação original de Lena Martins, artista e artesã natural de São Luís do Maranhão, na década de 1980); Feira de Empreendedores Negros e exposição fotográfica “Agosto da Jurema”. O Viva ocorre um domingo por mês, na Avenida Guararapes, coração do centro da cidade, e tem o objetivo de trazer os recifenses e visitantes para vivenciar e ocupar o centro da cidade, aproveitar suas paisagens, arquitetura e história. 

No Polo Cultural várias atrações artísticas da cena brega se apresentaram. A ação também contou com um painel instagramável contando um pouco da história do brega, além de um divertido dicionário com termos do brega recifense, além de cortejo para Festival do Brega.

O Polo Infantil trouxe brinquedos infláveis para a criançada. Já no Polo Esportivo, além da patinação, o público pode fazer futebol de barrinha, basquete e vôlei de rua. O Polo Agroecológico e Meio Ambiente contou com ações de conscientização e Feira Agroecológica. O Polo SESC mais uma vez trouxe orientações sobre serviços do SESC, cartão do empresário, além de orientações e divulgação do Banco de Alimentos Sesc. O Polo Pet ofereceu vacinação Antirrábica, brincadeiras, animais para adoção, feira de produtos pets, pré-agendamento de castração e denúncia de maus tratos.

Como em todas as edições, o Polo Gastronômico contou com food trucks e pontos de alimentação do Prodart e o Polo Cervejeiro com as bebidas artesanais. No Polo de Serviços estiveram disponíveis vacina contra Covid-19 e atualização da caderneta de imunização; realização de testagem de HIV, Sífilis e hepatites virais, e distribuição de preservativos.  

Juliana Santos levou toda a família para curtir o evento. “Hoje eu trouxe todo mundo. Já vim aqui com meus filhos, mas hoje também trouxe também meus pais para aproveitar um pouco a cidade. Acho muito legal essa iniciativa. Uma oportunidade de lazer gratuito. Nós, que temos filhos, sabemos como são caras atividade assim e, aqui, eles aproveitam muito”, contou.