NOTÍCIAS

| 19.12.11 - 12h43

Banda Sinfônica faz último concerto do ano nesta quarta-feira (21)

Repertório da apresentação, no Teatro de Santa Isabel, inclui coletânea de músicas natalinas e clássicos de Bach e de Gershwin

Unindo elementos da música clássica e moderna, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife se apresenta pela última vez no ano nesta quarta-feira (21), às 20h, no Teatro Santa Isabel. O evento marca o encerramento da temporada 2011 do X Concerto Oficial. O repertório será composto por músicas que fazem referência ao período natalino, como a Ária da 4ª Corda, de Johann Sebastian Bach, assim como clássicos do cinema e da música popular ocidental nas obras de George Gershwin, Lloyd Webber, John Williams, Antonio Romero Monge e Rafael Ruiz.

As linhas melódicas perfeccionistas da Ária da 4ª Corda, de Johann Sebastian Bach, contribuem para uma atmosfera divina, que pretende remeter aos expectadores a alma natalina. Com igual impacto similar, porém fruto de uma aspiração mais controversa, até mesmo contracultural, figura Jesus Cristo Superstar, de Andrew Lloyd Webber, ópera-rock que revolucionou a música pop internacional. As outras músicas que compõem o repertório do concerto são: La Virgen de la Macarena, de Antonio Romero Monge e Rafael Ruiz (que, como a Ária da 4ª Corda, terá solo de trompete de Fabinho Costa, da Banda Sinfônica); The Symphonic Gershwin, reunindo An American in Paris, Rhapsody in Blue e Cuban Overture, de George Gershwin; e a coletânea Parque dos Dinossauros, de John Williams.

Os interessados em se despedir da Banda Sinfônica da Cidade do Recife devem retirar o ingresso às 19h, uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro. A entrada é gratuita.

Tradição - Fundada em 07 de outubro de 1958 pelo então prefeito Pelópidas da Silveira, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR) possuía um efetivo de 34 músicos. Hoje é composta por 85 músicos, entre quadro técnico-administrativo e produção. Originalmente criada para suprir a necessidade de acompanhamento das manifestações cívicas e culturais, a Banda realizou o seu primeiro concerto no dia 25 de dezembro de 1958.