NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.11 - 17h24

João da Costa participa de inauguração da 1ª etapa das obras da Hemobrás

O prefeito do Recife esteve, nesta segunda-feira (19), pela manhã no canteiro de obras do Pólo Farmacoquímico de Pernambuco, em Goiana, a 65 km da capital, onde foi inaugurada a primeira etapa da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). João da Costa integrou a comitiva formada ainda pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha, o senador Humberto Costa, o governador, em exercício, João Lyra Neto, o presidente da Hemobrás, Rômulo Maciel Filho, o prefeito de Goiana, Henrique Fenelon, entre outras autoridades.

Em seu discurso, João da Costa destacou a importância da descentralização do desenvolvimento de Pernambuco. “É uma alegria muito grande ver Pernambuco crescendo de forma descentralizada. O litoral norte integrado a um projeto que partilha o crescimento com todas as regiões. Se a cidade de Goiana cresce e se desenvolve isto reflete no Recife e em toda região metropolitana”, disse o prefeito.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="http://www.flickr.com/photos/recifeweb/sets/72157628488398055/"]
O presidente da Hemobrás, Rômulo Maciel Filho, complementou as palavras do prefeito do Recife, afirmando que a Hemobrás é um empreendimento fundamental para a sociedade brasileira. "daqui sairão os medicamentos que nossos filhos e netos utilizarão para viver mais e melhor. Estaremos também fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS), que é o único programa do mundo que atende 145 milhões de pessoas com assistência médica gratuita”, concluiu Rômulo Filho.

A primeira etapa da fábrica começou a ser construída em junho do ano passado e custou R$ 27,4 milhões. O prédio de 2,7 mil metros quadrados possui uma câmara fria onde será feita a recepção, triagem e armazenamento do plasma a uma temperatura de 35 graus negativos. O plasma, será então enviado ao Laboratório Francês de Biotecnologia, na França, onde serão transformados em hemoderivados para distribuição no Sistema Único de Saúde em todo o Brasil. Este processo deverá acontecer até 2014, quando terá sido concluída a segunda fase da obra que permitirá a produção do plasma pela própria Hemobrás. A partir de então, o Brasil será o primeiro país da América Latina e um dos 15 países do mundo a dominar a tecnologia de produção de diversos hemoderivados como albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação 7 e 9 entre outros, utilizados no tratamento de doenças como câncer, hemofilia e AIDS.