NOTÍCIAS

| 19.12.11 - 14h12

Recife já conta com 24 Academias da Cidade

[caption id="attachment_11919" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Fernando Silva"][/caption]

Com a inauguração do polo do Chié, realizada, na manhã desta segunda-feira (19), pelo prefeito João da Costa e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Programa Academia da Cidade passa a contar com 24 equipamentos no Recife. Em setembro, já havia sido entregue um pólo no Parque 13 de Maio, em Santo Amaro. Ao todo, a Administração Municipal já investiu mais de R$ 13 milhões na iniciativa, iniciada em 2002.

O programa conta com uma equipe de trabalho formada por mais de 150 profissionais e acadêmicos de educação física e nutrição. A média mensal de atendimentos chega a 60 mil procedimentos. São oferecidas atividades de segunda a sexta, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. “O funcionamento da Academia da Cidade está sintonizado com a política de atenção básica da rede municipal, tornando o programa um grande estruturador do sistema ao fazer a gestão do cuidado integrado entre os diversos dispositivos, como o Programa Saúde da Família e os Centros de Atenção Psicossocial, por exemplo. É uma grande proposta de inclusão social e inversão de prioridades, com o desenvolvimento de políticas públicas pensadas de forma a sempre contemplar a maioria da população”, comentou Gustavo Couto, secretário de Saúde do Recife.

O programa virou referência nacional e até internacional. Provas disso são os dois prêmios obtidos pelo programa recifense como ação exitosa: David Capistrano, concedido pelo Ministério da Saúde; e Prêmio Cidades Saudáveis, em Bogotá, na Colômbia. Além disso, a Academia da Cidade tornou-se modelo e a coordenação atua como consultora da implantação do Programa de Atividades Físicas para Comunidades Latinas em San Diego, na Califórnia (Estados Unidos). O programa também foi escolhido como uma das 50 experiências internacionais bem sucedidas de inclusão social pela Universidade de Coimbra, em Portugal, que publicará um livro em quatro idiomas para a divulgação destas iniciativas.