NOTÍCIAS

| 19.12.12 - 16h00

Cortejo Natalino reúne pastoris pelas ruas do Centro do Recife

A tradição dos pastoris religiosos vai colorir as ruas do Recife nesta quinta-feira (20). Os grupos se reúnem, a partir das 17h, na Igreja da Boa Vista, na Rua da Imperatriz, Centro do Recife. Ao som de bandinhas natalinas, os pastoris formam um Cortejo Natalino que segue, a partir das 18h, em direção ao Pátio de São Pedro, no Bairro de São José. O desfile da cultura popular faz parte da programação do Ciclo Natalino do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife.

Na Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Varella é o responsável pela a organização do cortejo a cada ano. Ele explica que a origem dos pastoris é portuguesa, mas a manifestação popular ganhou força no Nordeste com as jornadas. “A tradição de pastoris começou com os jesuítas, que faziam a encenação do presépio. As músicas cantadas são em louvor aos reis magos, a manjedoura, ao nascimento do menino Jesus”, afirma.

Devido ao sentido religioso, os pastoris irão realizar algumas paradas em frente às igrejas, onde serão cantadas jornadas, reverenciando o nascimento de Cristo. O trajeto segue da Rua da Imperatriz (Igreja da Boa Vista), Ponte da Boa Vista, Rua Nova (Igreja da Conceição dos Militares), Praça do Diário (Igreja de Santo Antônio), Avenida Dantas Barreto, avenida Nossa Senhora do Carmo (Igreja Nossa do Carmo), até chegar, às 19h, ao Pátio de São Pedro (Igreja de São Pedro dos Clérigos).

Desfilam pelas ruas do Recife 20 grupos infanto-juvenis: Pastoril Sol Nascente, Pastoril Estrelando no Passo, Pastoril Giselly Andrade, Pastoril Estrela Guia do Recife, Pastoril Aurora da Redenção, Pastoril Angel de Brasília Teimosa, Pastoril Coração de Maria, Pastoril Campinas Alegres, Pastoril Tia Mariza, Pastoril Menino Jesus do Jordão, Pastoril Estrela do Recife, Pastoril Vovó Bibia, Pastoril Lindas Ciganas, Pastoril Estrela do Mar, Pastoril Jardim da Alegria, Pastoril da Tia Nininha, Pastoril Estrela de Belém, Pastoril Rosa Mística dos Torrões, Pastoril Menino Deus e Pastoril Estrela Dalva de Santo Amaro. A música fica por conta das bandinhas natalinas Veneno, Vereda, do Maestro Mendes e Som Brasil.

Entre os grupos, o Pastoril Sol Nascente se destaca por ser organizado pelo Mestre Ubiracy Ferreira, homenageado pela Prefeitura do Recife durante o Ciclo Natalino 2012. Além do pastoril, mestre Ubiracy mantém também os grupos Guerreiro do Sol Nascente, Balé de Cultura Negra do Recife (Bacnaré), Maracatu Sol Nascente e Bandeira de São João Bacnaré.

Serviço:

Cortejo Natalino com pastoris religiosos
Concentração, às 17h, na Igreja da Boa Vista, Rua Imperatriz.
Chegada no Pátio de São Pedro, Bairro de São José: 19h
Acesso livre