NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.12 - 18h31

Educação promove Seminário de Novas Tecnologias

[caption id="attachment_29838" align="alignleft" width="334"] Os debates ofereceram um espaço propositivo para refletir a importância do uso de novas tecnologias em sala de aula. Foto: José Alves[/caption]

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife realizou, nesta quarta-feira (19), a abertura do III Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação e Cidadania (Sementec). Na ocasião, a secretária Executiva de Educação do Recife, Irenice Bezerra, proferiu a palestra: Tecnologia na Educação, Impactos e Transformação Social.

Os debates ofereceram um espaço propositivo para refletir a importância do uso de novas tecnologias em sala de aula. Os participantes apresentaram experiências exitosas e alternativas para que o uso de aplicativos seja uma realidade cada vez maior nas escolas do Recife, visto que cada vez mais o mercado de trabalho exige dos profissionais o domínio dessas ferramentas.

Nesse sentido, discutiu-se a necessidade de preparar cada vez mais esses docentes para usar as diversas tecnologias nas aulas práticas e, também, estimular e despertar no estudante o interesse pelas novas tecnologias.

Os cursistas acompanharam a atividade intitulada Robótica livre e itinerante, ministrada pelos professores Valdenilson Ferreira, Marcos Rufino, Danilo Cesar e Afonso Bione. Na explanação, eles socializaram experiências de sucesso na área da Robótica com crianças e adolescentes da Rede Municipal. A ideia central é trazer conceitos do campo da informática para o dia a dia, através de criação de jogos e brinquedos, criados com sucatas, baterias e peças quebradas. Através do lúdico e do experimental, o estudante se apropria de conceitos do campo da Robótica e os aplica nessas criações.

“A III edição da Sementec é resultado dos investimentos da Política de Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Diretoria de Tecnologia na Educação e Cidadania (DTEC). É importante investirmos cada vez mais na formação docente, contemplando a necessidade dessas novas tecnologias”, destacou Irenice Bezerra.