NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.12 - 18h49

Estudantes se emocionam na entrega dos certificados do Prodhem

O Projeto Direitos Humanos para Crianças e Adolescentes nas Escolas Municipais busca orientar estudantes sobre problemas com drogas e todos os tipos de violências

[caption id="attachment_29847" align="alignleft" width="334"] O Prodhem busca orientar estudantes sobre problemas com drogas e todos os tipos de violências. Foto: Irandi Souza[/caption]

Cerca de 70 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Novo Mangue, na Ilha Joana Bezerra, receberam, nesta quarta (19), o certificado de participação no Projeto Direitos Humanos para Crianças e Adolescentes nas Escolas Municipais (Prodhem). O evento foi marcado pela emoção dos alunos que, ao longo dos encontros, esclareceram dúvidas sobre o combate às drogas e à violência, além de se aproximar dos membros da Polícia Militar de Pernambuco.

“É muito gratificante participar do programa junto às crianças, pois através delas vamos criar cidadãos melhores no futuro”, ressaltou o sargento Mendonça que, junto com o Cabo Matoso são coordenadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Secretaria de Defesa Social.

Durante o programa, as crianças, os pais e os familiares participaram de encontros que trataram tanto da convivência no ambiente familiar, na escola, e consequentemente, em sociedade, como também da negligência, das violências físicas e psicológicas e da violência sexual.

“Esse programa foi criado pela preocupação que nós temos em relação ao combate à violência e às drogas entre jovens, e ele já rende seus frutos, principalmente pelo envolvimento realizado com os alunos e familiares da comunidade escolar”, ressaltou a gerente da Criança e Adolescente, Maria Helena Vicaldi, da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC).

O Prodhem foi implantado na Rede Municipal de Ensino pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), por meio da Gerência da Criança e do Adolescente, com o apoio e a participação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria (Estadual) de Defesa Social (SDS).

“É muito bom ver meu filho envolvido em um programa que vai ajudá-lo a evitar as drogas e a violência, principalmente por vivermos em uma comunidade de interesse social”, reforçou Cristiane Maria da Silva, mãe do aluno Moneli Matias da Silva, do 5º ano B.

O Prodhem tem em sua coordenação: Maria Helena Vicalvi, gerente da Criança e do Adolescente (SDHSC); Karla Santos, do Projeto Escola que Protege (Seel) e Jaílton Matoso, do Proerd (SDS).