Mais duas turmas de idiomas da Guarda Municipal concluem a formação
Qualificações promovidas pela Prefeitura e parceiros chegaram a mais de 500 servidores da instituição somente neste ano
Por Pedro Oliveira
Mais 50 guardas municipais concluíram nesta quarta-feira (19) uma das qualificações, promovidas pela Prefeitura do Recife e parceiros, voltadas para os grandes eventos que irão acontecer em Pernambuco nos próximos anos. Em parceria com o Senac, foram criadas duas turmas de inglês que irão ajudar os servidores no atendimento aos turistas. A conclusão do curso foi celebrada no auditório da Guarda Municipal do Recife (GMR).
O curso foi iniciado em agosto e contou com todo o material didático utilizado em salas de aula nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Passamos quatro meses com aulas diárias e foi muito proveitoso. Tivemos este padrão do Senac de ensino, mas o curso foi adaptado para a nosso cotidiano”, elogiou Aryen Apoena, uma das servidoras que concluíram o curso.
A ação faz parte de uma série de qualificações voltadas para os servidores da GMR, visando a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014. “Acredito que a missão dada pelo prefeito João da Costa de integrar a Guarda a outras secretarias e outros órgãos foi cumprida. Mais de 500 guardas terminam este ano qualificados e já está fechada a parceria com Senac para que esta formação continue em 2013”, disse o inspetor Flávio Romárico, comandante da Guarda.
Segundo a coordenadora da unidade de idiomas do Senac, Márcia Miranda, a intenção é ampliar a parceria nos próximos anos. “Através do Pronatec, do Governo Federal, as ações de qualificação do Senac vêm sendo intensificadas como forma de preparação para os grandes eventos. A expectativa é que os alunos concluíntes deste módulo continuem a formação e que a capacitação seja estendida à outros servidores”, disse Miranda.
Nos últimos anos, em parcerias com a Escola de Gestão (Secretaria de Administração) e as secretarias de Turismo e Direitos Humanos, a GMR capacitou seus servidores, principalmente, para os eventos esportivos que chegam ao Recife a partir de 2013. Foram cursos de inglês, espanhol, libras, qualificação para o turismo, chefia e liderança.