NOTÍCIAS

| 19.12.12 - 17h36

Prefeitura do Recife entrega bicicletas para jovens do Projeto Agentes de Leitura

[caption id="attachment_29868" align="alignleft" width="334"] As bicicletas auxiliarão os agentes a expandir o número de famílias atendidas. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

A Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) comemora o fim do ano do Projeto Agentes de Leitura em grande estilo: entregando bicicletas aos 49 Agentes de Leitura. A entrega marca uma nova etapa no projeto que visa criar nas pessoas o hábito de ler livros. “Com as bicicletas os agentes poderão ampliar o número de famílias atendidas, que atualmente já é de 430, em todas as RPAs”, explica Leocádia da Hora, coordenadora do Projeto.

A cerimônia aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), no prédio onde funcionou o Colégio Nóbrega, no bairro da Boa Vista, e contou com a presença dos formadores dos agentes e de André Brasileiro, presidente da FCCR. Houve ainda exposição de fotografias e obras de arte dos agentes relatando suas experiências, além de recital de poesia, grupo musical e amigo secreto.

O grupo de jovens e adultos, entre 18 e 29 anos de idade, com habilidades para a ação e difusão cultural em comunidades vem trabalhando desde maio deste ano para ampliar as ações de democratização do acesso ao livro nas comunidades do Recife, estimulando semanalmente o prazer de ler. O projeto Agentes de Leitura é realizado pela Fundação de Cultura Cidade do Recife em parceria com o Ministério da Cultura e tem como objetivo proporcionar a formação leitora por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias, entre outras atividades.

A primeira e segunda fase da formação foi ministrada pelo educador Hugo Monteiro, integrante da Cátedra Unesco do Livro e Leitura e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A terceira e quarta fase da formação será ministrada pela educadora Carmem Bandeira. Atualmente o projeto conta com acervo de 500 livros doados pela PCR através do Projeto Manuel Bandeira, e aguarda a chegada de mais 1.500 exemplares do Ministério.