NOTÍCIAS

| 19.12.12 - 11h03

Usuários do Academia da Cidade participarão da corrida São Silvestre

A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que vinha realizando trabalhos especiais ao longo do ano no Pólo Ilha de Joaneiro

Por Junior Aguiar

Pernambuco será oficialmente representado na 88ª corrida São Silvestre, no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo, com a participação de alguns usuários e professores do Programa Academia da Cidade (PAC). O incentivo veio da própria Secretaria Municipal de Saúde que realizou trabalhos especiais para que os atletas recifenses pudessem competir no evento do qual participam milhares de corredores do mundo todo. O embarque dos competidores será no próximo dia 30 às 5h no aeroporto Internacional dos Guararapes.

Ao todo nove usuários e dois instrutores estão inscritos na competição. Os atletas são do Pólo Ilha do Joaneiro, do bairro do Torreão. “Os frequentadores fazem parte de uma iniciativa diferenciada oferecida pelos professores dessa Academia que visa o preparo dos praticantes de corrida. Há três anos, semanalmente eles se reúnem de manhã cedo na orla de Boa Viagem ou no Monte Guararapes para treinar especificamente no preparo para corridas. É mais um diferencial dentro dos nossos oferecimentos”, comentou a coordenadora geral do PAC, Geanine Barros.

Para participar da corrida São Silvestre houve também uma união entre os próprios usuários e profissionais na arrecadação de recursos desde o início do ano. “De janeiro pra cá juntamos dinheiro de doações, rifas, bingos e vendas de camisetas numa conta bancária aberta só para isso. Todo mundo colaborou, mesmo quem não vai correr, mas que são também freqüentadores do nosso Pólo”, explicou o responsável pelo grupo e um dos coordenadores do PAC no Recife, Marcílio Paulo da Silva, que também irá correr no evento.

O trabalho específico com praticantes de corrida do Recife através do Programa Academia da Cidade é uma consolidação. Além de serem submetidos a exercícios específicos, os corredores participam ainda de rodas de diálogos sobre nutrição e outros assuntos de qualidade de vida e preparo físico. Desde que a iniciativa foi posta em prática há três anos, os usuários já participaram de várias competições regionais como, por exemplo, nas cidades de João Pessoa e Natal, além de circuitos locais como a Corrida das Pontes cuja realização é da própria Prefeitura.

Os competidores recifenses irão correr uniformizados com camisas que representam o programa Academia da Cidade e a Prefeitura do Recife. Muitos deles nunca viajaram de avião. Além disso, terão que passar o reveillon longe da família já que a corrida São Silvestre acontece no último dia do ano, mas de acordo com a instrutora do grupo, Elisa Guerra, isso não será problema. “A efetiva convivência dos usuários no nosso programa fez com que se criasse um laço afetivo tão forte entre eles que o espaço vai além de um local para treinamento. É um verdadeiro grupo de convivência onde se formam novos ciclos de grandes amizades a cada dia”, disse.

As inscrições para a São Silvestre já acabaram, mas para participar do grupo de corredores do Academia da Cidade, basta comparecer de segunda a sexta-feira no próprio Pólo Ilha de Joaneiro, na avenida Agamenon Magalhães, próximo ao viaduto da avenida Norte, das 5h30 às 8h30 ou das 17h às 20h.

ASSUNTOS: