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Cultura | 19.12.13 - 18h38

PCR apresenta projetos dos novos corredores de transporte público

A Prefeitura do Recife assegurou, junto ao Governo Federal, a liberação de R$ 1,9 bilhão para execução de projetos que garantirão a melhoria da mobilidade urbana do Recife. O recurso será aplicado nas obras de 13,4 quilômetros de linhas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT's) na Avenida Norte; cinco corredores exclusivos do sistema de Bus Rapid Service (BRS) e um trecho de transporte fluvial na Bacia do Pina. Nesta quinta-feira (19), os secretários de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, e de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota, apresentaram os detalhes de cada um dos projetos para os novos corredores de transporte público da cidade.

Para a elaboração dos projetos foi levado em consideração a integração entre os modais propostos aos que já existem em operação pelo Sistema Estrutural Integrado (SEI) na Região Metropolitana do Recife. Outro ponto importante foi a adequação desses projetos à topografia e as demais variantes físicas do território onde as obras acontecerão. A integração tarifária, com venda antecipada de passagens e bilhetagem eletrônica, faz parte desse conjunto. A gestão desse novo sistema prevê central de monitoramento integrado entre a Prefeitura e o Consórcio Grande Recife de Transporte (Governo do Estado). Todas essas considerações deram ao projeto apresentado pela PCR o status de melhor proposta avaliada pelo Ministério das Cidades dentre todas que foram analisadas pelo Governo Federal.

O VLT aprovado pelo Governo Federal corresponde ao Trecho Norte, com 13,4 quilômetros de extensão, terá 11 estações e atenderá 18 bairros da zona norte da cidade. Quando estiver em pleno funcionamento, poderá transportar até 210 mil passageiros por dia. Os recursos para essa obra são estimados em R$ 1,6 bilhão. Os bairros contemplados nesse trecho serão: Aflitos, Alto José do Pinho, Alto do Mandú, Apipucos, Casa Amarela, Córrego do Jenipapo, Dois Irmãos, Espinheiro, Encruzilhada, Macaxeira, Mangabeira, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Rosarinho, Santo Amaro, Tamarineira, Torreão e Vasco da Gama.

Já os cinco corredores exclusivos de ônibus no Recife compreendem um valor total de R$ 98,3 milhões. Os projetos tratam da implantação de corredores com 5,5 quilômetros de extensão na Avenida Abdias de Carvalho; 7 quilômetros na Avenida Beberibe, sendo 3,5 quilômetros de ida e 3,5 de volta; 2,6 quilômetros para a Avenida Recife e um trecho a ser definido entre as Avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. A previsão é que sejam atendidos cerca de 31 bairros. No sistema BRS, a ser implantado na Avenida Mascarenhas de Morais, os serviços estimam a implantação de 8 quilômetros desse tipo de corredor de transporte. Estão previstas a recuperação do pavimento e das calçadas das avenidas.

A navegabilidade percorrerá um trecho de 9,5 quilômetros, entre a Agência Central dos Correios, passando pela Imbiribeira (Lado oposto à Via Mangue) e chegando até a Antônio Falcão. Esse projeto, realizado em conjunto entre o Governo do Estado e Município, está orçado em R$ 172 milhões. Outros R$ 23,7 milhões são destinados para estudos técnicos e de viabilidade econômica para implantação de VLTs na avenida Domingos Ferreira e na área central do Recife.