NOTÍCIAS

| 19.12.13 - 18h11

PCR fará cadastro único de blocos de rua

[caption id="attachment_41973" align="aligncenter" width="680"] A medida foi decidida em conjunto com representantes de agremiações durante reunião na tarde desta quinta-feira (19). (Foto: Inaldo Menezes/PCR)[/caption]

Os blocos carnavalescos que desfilam no Recife têm até o dia 17 de janeiro para preencher um cadastro único que será disponibilizado no site da prefeitura. A medida, que visa desburocratizar e organizar melhor o Carnaval, foi decidida na segunda reunião entre integrantes das agremiações e representantes das secretarias municipais que atuam diretamente na organização da cidade no período de folia.

O formulário, que irá solicitar informações como itinerário do bloco, estrutura solicitada ao Executivo municipal, quantidade de trios elétricos, entre outros, será disponibilizado a partir da próxima semana no site da Prefeitura do Recife.

Participaram da reunião o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, o gerente de Ações Culturais da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Gustavo Catalano, o gerente de Trânsito da CTTU, Agostinho Maia, e o chefe de Operações da Secretaria-Executiva de Controle Urbano, Anísio Aziz, além de representantes de 40 agremiações.

Para João Braga, a iniciativa tem como objetivo organizar melhor o Carnaval, principalmente na semana pré-carnavalesca, quando a circulação na cidade ainda é normal. "Com essas reuniões, estamos nos antecipando para melhor programar o desfile dos blocos. Para evitar que cheguem solicitações de última hora para um dos órgãos da prefeitura", destacou.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano ainda ressaltou a importância dos blocos de rua. "O Carnaval do Recife tem essa cultura forte dos blocos de rua. E temos que manter essa característica. Mas para isso é importante organizar para que a agremiação possa desfilar tranquilamente no seu bairro e também não atrapalhe pedestres e os ônibus", afirmou.

Presidente do bloco Cabeça de Touro, Janio Cézar de Moura, o Corumba, elogiou a iniciativa da prefeitura. "Isso vai ajudar demais a todos nós dos blocos. Vai facilitar muito a nossa vida. Antes a gente tinha que ir em vários órgãos e com esse cadastro único acaba com a burocracia. Também é importante a prefeitura chamar a gente para conversar com essa antecedência", disse.

Na reunião também ficou decidido que um novo encontro entre representantes das agremiações e das secretarias envolvidas no Carnaval será realizado no dia 7 de janeiro, dez dias antes do término do prazo para preenchimento do cadastro.