NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.14 - 15h42

Alunos da Escola Córrego do Euclides produzem livros com poesias e ilustrações

Os trabalhos são resultado do projeto Nas Ondas da Leitura, da Secretaria de Educação do Recife. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)


Um kit com dez livros para cada turma, inspiração e vontade de ensinar. Essas ferramentas foram suficientes para fazer a equipe da Escola Municipal Córrego do Euclides, localizada no Alto José Bonifácio, ajudar no avanço de mais de 120 alunos, do 1º ao 5º ano, em 2014. O projeto Nas Ondas da Leitura foi o responsável pelo estímulo à produção de poesias, ilustrações e até uma história em quadrinhos, que terminou o ano vencendo um prêmio. Os resultados foram apresentados aos pais das crianças nesta sexta-feira (19), na sede da instituição, que existe há 11 anos.

A turma do 1º ano fez uma produção coletiva, escrevendo poesias e fazendo ilustrações a partir das histórias de livros escolhidos pelos alunos. Os estudantes dos 2º e 3º anos escreveram suas próprias histórias. Já os alunos dos 4º e 5º anos fizeram releituras dos clássicos da Disney. "Nós percebemos facilmente que aumentou o interesse deles em participar. Os alunos interagem mais com os textos e, por exemplo, compreendem o que é a rima, ao ponto de conseguirem construir uma", disse a vice-diretora da escola, Amara Rodrigues.

A professora Aline Rodrigues misturou a experiência da leitura com os conhecimentos básicos de matemática, sugeridos em uma formação do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) em conjunto com ação do Programa de Letramento do Recife (ProLer). "À medida que fomos conhecendo as histórias de cada livro, eu fui criando situações-problema. A partir do momento que você faz isso, incentiva as habilidades cognitivas das crianças e facilita o processo de alfabetização", explicou a docente.

Foi assim que Luciana Dias, 6 anos, aprendeu a história do Passeio de Mimi. A aluna do 1º ano deixou a timidez de lado, foi para a frente da sala e contou a história que a turma criou para o gato, a partir das ilustrações do livro. "Eu gostei desse livro porque traz uma história muito boa e fácil", contou a menina. Colega de Luciana, Caio Lima, 8, preferiu a história do Boneco Neco e Maria Flor. O livro do grupo foi feito com ilustrações e poemas de cada história.

Um dos alunos, André Silva, 6, tinha bloqueios de coordenação motora no início do ano e evoluiu a partir do projeto. "Ele tinha muitas dificuldades de aprendizado, mas melhorou fazendo pinturas, desenhos e recortes. André foi o primeiro aluno a montar o gato Mimi com peças do Tangram, que é um quebra-cabeça chinês de sete peças. Foi uma revelação. Ele mesmo ficou muito orgulhoso do que fez. Com o projeto, a evolução dos alunos é diferente. O processo de aprendizagem fica mais fácil", relatou a professora Aline Rodrigues.

Professora do 4º ano, Maria Rosângela também teve uma experiência de avanço com os estudantes ao ajudar a turma a recriar os clássicos da Disney. "O Nas Ondas da Leitura contribuiu demais com o desenvolvimento da leitura e da escrita. Alguns, por exemplo, não sabiam ler no início do ano e hoje já escrevem pequenos textos", disse. Esse é o caso de Vitória Cássia Santos, de 11 anos. Ela foi a escolhida pela turma para ser a Cinderela, ao lado do príncipe eleito, Antônio Miguel Moura, 10. "Foi muito bom. A gente leu, fez a tarefa e escreveu sobre Cinderela", contou a aluna. A mãe de Vitória confirmou as palavras da professora. Andrea Santos, 40, disse que a filha melhorou bastante desde que iniciou as leituras dos livros. "Hoje ela junta as palavras direitinho e já escreve o nome. Isso significa muito para mim. É o futuro dela", disse a mãe, que também tem uma filha na turma do 1º ano.

Segundo a vice-diretora, Amara Rodrigues, a participação da família é fundamental para o andamento do projeto. "Os pais precisam participar. Uma das mães veio aqui contar histórias para a turma da filha, durante o projeto. Isso é muito bacana", concluiu.

Sueli de Araújo, 45, dona de casa, foi ver o trabalho do neto, Antônio Miguel. "Este ano ele foi bem melhor que o ano passado. O interesse dele pela leitura aumentou muito. Ele sabe as histórias e comenta cada livro comigo. Mudou mesmo", afirmou.

PRÊMIO - A partir da história Boneco Neco e Maria Flor, a professora Aline Rodrigues criou um problema para que os alunos solucinassem. No livro, Maria Flor fica doente porque não se alimenta bem. Usando rima e números, os alunos criaram uma história em quadrinhos com Maria Flor indo ao supermercado comprar frutas e criar um hábito de alimentação saudável.

A história Maria Flor aprendeu a lição venceu o prêmio do Projeto Educação Nutricional da SP Alimentação, que foi disputado por 20 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Uma bicicleta foi sorteada entre a turma. Quem a levou para casa foi Crislaine Soares, de 6 anos. Quando perguntados sobre qual foi o aprendizado da história, do meio da turma saltou Wesley Oliveira, 7, para responder sem titubear: "a gente tem que comer bem pra ser saudável".