NOTÍCIAS

Mulher | 19.12.14 - 17h34

Centro de Referência Clarice Lispector comemora 12 anos com feira de negócios

De janeiro a 30 de novembro, o Clarice realizou 2.939 atendimentos, com uma média mensal de 267 atendimentos por mês. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

Uma feira de negócios marcou a comemoração do aniversário de 12 anos do Centro de Referência Clarice Lispector, nesta sexta-feira (19). As usuárias do local expuseram artesanatos, roupas e acessórios com o objetivo de estimular a troca de informações e saberes. Estiveram presentes no evento a secretária da mulher do Recife, Silvia Cordeiro, a secretária da mulher de Pernambuco, Bárbara Kreuzig, representantes do Conselho da Mulher do Recife e da Polícia Militar.

Em sua fala, Silvia ressaltou a importância do local no combate à violência contra a mulher. "Estar aqui é muito importante. O Clarice é o resultado de uma política pública e ele só pode existir porque teve o apoio fundamental do movimento de mulheres. E este ano estamos muito bem do ponto de vista das conquistas. Essas mulheres que estão aqui conseguiram refazer suas vidas, muitas foram inscritas em cursos e estão em busca da independência financeira", disse.

Isaíra Lima, uma das usuárias do Clarice, de 51 anos, expôs na feira de negócios os artesanatos que aprendeu no curso de encadernamento gráfico. "Cheguei aqui em um estágio crítico. Cheguei muito nervosa e encontrei uma família. Passei pelo tratamento psicológico e estou caminhando. Esse curso que a equipe do Clarice me inscreveu, deu um novo rumo na minha vida", comentou.

De janeiro a 30 de novembro, o Clarice realizou 2.939 atendimentos, com uma média mensal de 267 atendimentos por mês. Cerca de 211 novos atendimentos foram realizados no mês de novembro. O Liga Mulher, disque-orientação do Centro, recebeu 2.187 ligações de janeiro ao final de novembro.

O Centro de Referência Clarice Lispector acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. Todo o atendimento é gratuito e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. O Clarice conta ainda com um disque-orientação, o Liga Mulher (0800 281 0107), que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.