NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.14 - 15h48

Operação Cata-Tralha chega aos bairros da Zona Sul

Moradores de Brasília Teimosa, Pina, Imbiribeira e Ipsep poderão utilizar o serviço para descartar entulhos

Mais quatro bairros do Recife receberão a Operação Cata-Tralha. Os moradores de Brasília Teimosa, Pina, Imbiribeira e Ipsep poderão, neste fim de semana (20 e 21/12), descartar os materiais sem utilidade que estiverem guardados em casa. A ação contempla 70 bairros da cidade, focando naqueles que geram mais impacto com descarte irregular de entulho. A iniciativa da Prefeitura do Recife é desenvolvida pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e busca garantir a manutenção da limpeza urbana através da educação ambiental e da participação das pessoas, evitando que o destino desses materiais sejam as ruas ou os canais da cidade.

Quem tiver interesse em utilizar o serviço, basta descartar o entulho até as 8h para que seja recolhido pelo caminhão. Desde o ano passado, quando teve início a ação, foram contabilizadas mais de 940 toneladas de materiais. Nesta segunda edição da operação, os utensílios em bom estado, como móveis e eletrodomésticos, passaram a ser doados para as comunidades em um bazar realizado ao término de cada Região Político-Administrativa (RPA) do Recife. Até o momento, já foram realizados quatro eventos e o próximo está marcado para este sábado (20/12), na Escola Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha.

O cronograma da operação para os demais bairros está sendo divulgado através de uma campanha educativa nas emissoras de rádio e do uso de bikes som nas localidades atendidas, além da atuação de agentes ambientais da Emlurb e da Secretaria de Saúde, informando a população. O calendário também pode ser consultado no Facebook da Prefeitura do Recife e através do telefone 156 da Emlurb.