NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.14 - 10h26

OSR encanta público na última apresentação do ano

Lotado, o Teatro de Santa Isabel foi palco de uma das mais belas exibições da Orquestra Sinfônica do Recife de 2014. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

Uma noite de encher olhos e ouvidos de emoção. Foi assim que esta quarta-feira (17) reuniu centenas de espectadores para ouvir o nono e último concerto de 2014 da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), no Teatro Santa Isabel. No repertório, a Nona Sinfonia de Beethoven fechou o ciclo de apresentações do ano, sendo executada com brilhantismo por um grande coro e solistas. A noite também foi marcada por uma homenagem à gestão, pela aprovação da proposta do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos músicos da Prefeitura do Recife.

“Essa é uma peça que exige muito dos músicos, mas trabalhamos bastante e percebe-se a evolução da Orquestra nesse curto período de tempo em que estamos juntos”, declarou o maestro Marlos Nobre, regente da OSR. Também participaram do concerto, o coral da Universidade Federal de Pernambuco e os solistas Adriano Pinheiro (tenor), Marcelo Ferreira (barítono), Malú Mestrinho (contralto) e Anita Ramalho (soprano).

Na plateia, o encantamento era visível. Para Jorge Henrique, estudante de 19 anos, essa é uma oportunidade de se aproximar mais da música clássica. “Adoro música! Quando soube que teria mais um concerto da Orquestra chamei alguns amigos para virmos assistir. Muito bom podermos ter o acesso gratuito e com isso ampliarmos nosso repertório de conhecimento musical também para a música clássica”, afirmou.

A pedagoga aposentada Maria da Conceição também foi uma das pessoas que esteve presente na plateia do concerto. “Vimos aqui a exibição do talento da nossa terra e da riqueza cultural que nós temos, e que não é só feita do popular, mas também do erudito”, pontuou.

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS - Após o término da apresentação, a Orquestra Sinfônica do Recife realizou uma homenagem ao prefeito Geraldo Julio, ao secretário de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP), Marconi Muzzio, e ao secretário executivo de Gestão de Pessoas da SADGP, Joaquim Pinto, pela aprovação da proposta do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos músicos da PCR. Representando o prefeito, Muzzio recebeu das mãos do maestro as placas solenes em agradecimento à todo o processo de negociação, que culminou na reestruturação do PCCV. Este era um pleito antigo da categoria, que desde 2001 buscava a revisão da carreira e que agora será implantado a partir de março de 2015.