NOTÍCIAS

Administração | 19.12.15 - 22h44

Solenidade marca o fim do ano dos servidores da Prefeitura do Recife

img_alt

Mais de 400 pessoas participaram do momento ecumênico com representantes religiosos. O Coral Dom Paulo Garcia e a banda Tribo Cordel foram as atrações especiais. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Um espaço ecumênico com representantes de várias religiões e um único propósito: propagar uma mensagem de amor e paz para reflexão e comemoração do ano que se encerra. Desta forma, o Culto Ecumênico de Confraternização da Prefeitura do Recife aconteceu na manhã de hoje (18), com a presença do Frei Rosivaldo Torres, da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Beberibe, Elza de Iyemonjá, sacerdotisa da Comunidade de Matrizes Africanas Ilê Axe Igbeayo, e o Pastor Márcio Boudoux, da Episcopal Carismática do Brasil - Paróquia das Missões. 

O culto foi iniciado com a apresentação do Coral Dom Paulo Garcia, que trouxe um repertório especial, com músicas de natal. O Frei abriu a solenidade e trouxe em sua fala a mensagem que para ele, deve ser a base da vida de todas as pessoas. "É importante lembrar que temos em nossa essência a bondade e precisamos propagar durante todo ano o amor ao próximo, ensinado por Jesus em seu ministério", afirmou.

Representante das religiões de origem africana, Elza lembrou das lutas do povo negro no Brasil e da essência de sua cultura e religião. Para ela, o mesmo "Pai Nosso" evocado pelos cristãos no natal, é também a representação do "Deus soberano celebrado por todas as religiões". Ficou a cargo do pastor Márcio fechar o culto. Para ele, o natal se faz completo quando lembramos de seu verdadeiro sentido. "O aniversariante do dia é Jesus. Precisamos lembrar de suas lições. Ele é a principal razão de comemorarmos essa data", lembrou.

A banda Tribo Cordel, formada pelos filhos do cantor Nando Cordel, que leva mensagens de paz e tem um estilo próprio, denominado  forreggae, fez um pequeno show para os servidores. Foram tocados não só sucessos da música brasileira como a "Paz pela Paz", como músicas de autoria própria.

Ao final, foram sorteadas 27 cestas natalinas, doadas pelas secretarias municipais. Uma das ganhadoras, a servidora da Secretaria de Educação Natália Conceição da Silva, aprovou a iniciativa e demonstrou gratidão pela possibilidade de participar de um momento como este. "O culto renovou o espírito natalino, a fé e a paz. Não estava esperando o presente, até porque foi a penúltima a ser sorteada", comemorou.

"Diferente dos outros anos, comemoramos 2015 sem uma festa e vimos que essa inovação foi muito positiva. O fato de trazer representantes de várias religiões, demonstra o respeito às diferenças que temos defendido. Hoje foi um momento mais intimista, reflexivo, que tocou o servidor e confirmou que estamos no caminho certo", afirmou o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio.

Doações - Os servidores que participaram do culto também trouxeram doações para ajudar a Instituição AMO (Associação Católica Mãos à Obra), que fica em Setúbal e atende as comunidades da Borborema e São Francisco, além de fazer vários trabalhos no bairro da Muribeca e no sertão de Pernambuco. A instituição foi fundada em 1997 pelo Frei Damião Silva e é focada na educação e capacitação profissional de crianças, jovens e adultos. Os alimentos e itens arrecadados serão direcionados para as doações de fim de ano da instituição e serão distribuídas nas comunidades atendidas.