Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 19.12.18 - 19h02

Transforma Recife divulga lista de instituições que recebem donativos de natal

img_alt

O objetivo da campanha Doe no Lugar Certo é estimular as doações em locais apropriados, já que a entrega de donativos em vias públicas pode incentivar a permanência de pessoas nas ruas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

A Prefeitura do Recife publicou no site do Transforma Recife uma lista de instituições cadastradas na plataforma de voluntariado que estão recebendo donativos de natal. A iniciativa faz parte da campanha Doe no Lugar Certo, que é fruto de uma parceria do Transforma com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife para sensibilizar a população a fazer as doações de natal (e de todo o ano) em locais apropriados, como instituições que desenvolvem trabalhos sociais, já que as doações em vias públicas podem incentivar a permanência de pessoas nas ruas.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, neste período que antecede a festa de natal, muitas pessoas se mobilizam para arrecadar doações, no intuito de contribuir com os festejos natalinos de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Nessa época, percebemos um aumento da quantidade de pessoas nas ruas para receber cestas básicas e outros donativos que as pessoas costumam distribuir no período natalino. Com a campanha Doe no Lugar Certo, tentamos mostrar que, apesar de louvável, o gesto de solidariedade, quando feito em vias públicas, pode incentivar a permanência de pessoas nas ruas, onde elas correm o risco de entrar em contato com situações que podem levá-las a serem vítimas de diversas forma de violência e vulnerabilidades, sobretudo quando se trata de crianças”, explicou a gestora.

coordenadora do Transforma Recife, Marcella Balthar, sugere que as pessoas que desejam fazer doações entrem no sitwww.transformarecife.com.br

ou baixem o aplicativo lançado pela PCR no mês passado para escolher uma das organizações sociais cadastradas no Transforma Recife que estão recebendo donativos. Em menos de cinco minutos, é possível se cadastrar no Transforma Recife através do site ou do aplicativo para celular e ter acesso a diversas organizações sérias que estão arrecadando donativos. Basta clicar na seção 'Doações' e filtrar as opções por bairro e tipo de doação. Pelo aplicativo de celular, em um clique, você manda mensagem diretamente para a instituição, podendo até combinar para que os responsáveis pela organização se dirijam até você para buscar os donativos, por exemplo”, explicou Marcella Balthar.


APLICATIVO 
- De olho na tendência de uso cada vez maior dos aplicativos para dispositivos móveis, a Prefeitura do Recife lançou o aplicativo do Transforma Recife no último mês de novembro, para ampliar o alcance da iniciativa e conectar pessoas e organizações sociais de forma ainda mais prática do que já era feito no site. O Transforma Recife fez um aplicativo para as ONGs e outro específico para os voluntários; ambos podem ser baixados pela Play Store ou Apple Store. O que tem o ícone azul é o dos voluntários, enquanto o das ONGs é amarelo. Ambos são fáceis de usar e leves – 25 Megabytes. A título de comparação, o aplicativo do Instagram tem 90 MB e o do Facebook tem 300 MB.

TRANSFORMA - Lançada pela Prefeitura do Recife em 2014, a primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil cruza os dados de quem precisa de ajuda com quem quer dedicar voluntariamente parte de sua mão de obra, mas não sabe onde. O Transforma Recife atingiu a marca de mais de 1,2 milhão de horas de trabalhos voluntários prestados na cidade. A plataforma da PCR tem mais de 100 mil voluntários e mais de 500 instituições cadastradas, consolidando o Recife como capital nacional do voluntariado. O Transforma Recife inspirou a criação do Transforma Brasil, no dia 28 de agosto deste ano, quando se comemorou o Dia Nacional do Voluntariado, com a presença do prefeito Geraldo Julio. As cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e de Campinas, em São Paulo, também já lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense.

Pelo projeto, o Recife recebeu o Prêmio Inovacidade 2016, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável. A premiação foi entregue no congresso Smart City Business America, em março de 2016, em Curitiba, sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy.

Além disso, em 2017, o prefeito Geraldo Julio apresentou a plataforma Transforma Recife ao Papa Francisco e à cúpula da Igreja Católica, no Vaticano, na Itália, falando das experiências e entregando pessoalmente ao papa um material com os detalhes da plataforma digital, que recebeu elogios do Santo Padre.