Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.12.22 - 12h35

Olha o verão, hein? Secretaria de Saúde do Recife dá dicas para curtir a estação de forma saudável

img_alt

As principais recomendações são aumentar a ingestão de água, fazer refeições leves e usar o protetor solar. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

“Olha o verão, hein? Que solzão!” A estação mais quente do ano está batendo na porta dos recifenses, iniciando oficialmente na próxima quarta-feira (21). E para aproveitar o período sem comprometer a saúde, é preciso tomar alguns cuidados. Para isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município relembra dicas para que a população possa desfrutar do sol, praias e piscinas sem descuidar da proteção.

A médica da família Noele Campos, que atende na Upinha Nossa Senhora do Pilar, no bairro do Recife, lembra que, durante essa estação, a primeira dica para aproveitar é manter a hidratação em dia. “O calor intenso aumenta a nossa transpiração e isso nos faz perder muito mais líquido. Para evitar a desidratação, é imprescindível beber muita água, e ingerir, pelo menos, 2 a 2,5 litros por dia. Ter sempre uma garrafinha abastecida por perto ajuda a regular a ingestão hídrica”, reforça.

Outra recomendação importante é o uso do protetor solar facial e corporal ao sair de casa para compromissos de rotina, por exemplo, e mais especialmente quando for à praia, piscina ou fazer outras atividades ao ar livre. Nesses casos, quando há o aumento do suor, é importante retocar o protetor solar a cada duas horas e usar o fator de proteção adequado ao tipo de pele de cada pessoa. Nesses momentos, é indicado também utilizar roupas leves para diminuir o calor.

Para aproveitar o sol, é recomendável curtir até às 10h ou após as 16h. “Esses momentos do dia são quando a luz solar está menos agressiva e há uma menor exposição aos raios solares”, destaca Noele.  E para quem quer se bronzear, o ideal é pegar o sol da manhã. “É importante também utilizar um óculos escuro que tenha proteção UVA/UVB, um chapéu ou boné, sem esquecer do protetor solar e da garrafinha com água. É fundamental, ainda, lembrar que se deve evitar longos períodos de exposição ao sol. Seguindo essas dicas é possível evitar danos à pele”, complementa a médica. 

Além de tudo isso, outra dica é optar por fazer refeições leves e dar preferência a sucos, frutas e saladas que ajudam também a repor o conteúdo de água do corpo. “Refeições muito pesadas ou que tenham muita gordura fazem com que o organismo precise trabalhar mais para fazer a digestão. Associado às altas temperaturas, o corpo pode ter dificuldade de processar os alimentos e, em alguns casos, causar indigestão", recomenda Campos. Bebidas alcoólicas também devem ter o consumo moderado, uma vez que facilitam a desidratação porque aumentam a perda de líquido devido ao aumento da transpiração e micção.

E, se por acaso a pessoa não seguiu as dicas passadas pela Sesau, é importante reconhecer os sinais de insolação e buscar ajuda médica. Além da pele avermelhada ou queimaduras de sol, entre os sintomas causados pela ultra exposição ao sol sem proteção, também estão sudorese intensa, náuseas, dor de cabeça, tontura, confusão mental. “Nesses casos, o ideal é oferecer água para recompor a hidratação do corpo e deixar a pessoa em um local arejado, removendo calçados e roupas apertados. Caso os sintomas persistam, o ideal é levar a unidade de saúde mais próxima”, finaliza Noele Campos.