Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Recentro | 20.01.23 - 17h19

Ano Novo Chinês movimenta Marco Zero com espetáculo de luzes e imagens

img_alt

Uma multidão de recifenses e de representantes da comunidade chinesa na cidade foram, ontem, ao bairro do Recife festejar a data e assistir apresentações de dança, coral, maracatu e o show de luzes no prédio da ACP e Caixa Cultural. (Foto: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife)

 

Nesta quinta-feira (19), uma multidão que foi ao Marco Zero, no bairro do Recife, assistiu o intercâmbio cultural entre a China e o Recife na abertura das comemorações do Ano Novo Chinês, com um show de luzes e projeções com símbolos da cultura do país asiático, do Recife e Pernambuco. Este ano é dedicado ao Coelho no horóscopo chinês, símbolo de sorte e prosperidade. As projeções com imagens de símbolos chineses e Recifenses, tiveram como auge da apresentação o surgimento das bandeiras do Brasil, seguidas das de Pernambuco e Recife, nos prédios da Associação Comercial de Pernambuco (ACP) e da Caixa Cultural. Antes, aconteceram apresentações da Dança do Leão, Coral do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Maracatu Encanto do Pina. 

 

A projeção cênica foi composta de equipamentos de alta resolução que projetaram as imagens estilo mapping nos prédios da ACP, Caixa Cultural e Avenida Marques de Olinda, acompanhadas de trilha sonora.

 

Esse é o segundo ano consecutivo que o evento aconteceu na cidade, uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro, que tem a participação do Gabinete do Centro do Recife e das Secretarias de Turismo e Lazer e de Cultura, com o Consulado Geral da República Popular da China. Uma das finalidades é o estreitamento do relacionamento entre a cidade e o país asiático. O evento foi prestigiado pela cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing, os vice-cônsules da China em Recife, He Yongwei, Han Zhiqiang. 

 

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o evento agora integra o calendário oficial da cidade. ”Temos uma comunidade chinesa de mais de 6 mil pessoas e duas cidades irmãs naquele país, Guangzhou e Chengdu, e esse intercâmbio cultural é muito positivo e a abertura do Ano Novo Chinês é uma atração belíssima tanto para os recifenses quanto para os visitantes da cidade”, disse Ana Paula. 

 

A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, destacou que Recife é uma das únicas cidades a receber esse evento tão importante para a China.“É extremamente significativo para nós, recifenses, receber a celebração do Ano Novo Chinês, especialmente no Marco Zero, um local tão importante para nossa cidade. A nossa parceria com a China é importantíssima porque temos a oportunidade de potencializar o intercâmbio de informações e experiências”, ressaltou, Cacau de Paula.

 

O secretário de cultura, Ricardo Melo, disse que Recife cultiva a amizade com outras cidades. “Somos uma cidade que gosta de receber e que tem o título de cidade criativa da música, concedido pela Unesco, graças à riqueza e diversidade da nossa cultura. Que seja um Ano Novo de realizações, de encontros e  parcerias”, desejou Melo. 


ANO NOVO CHINÊS - É uma referência à data de comemoração do ano-novo adotada por diversos países da Ásia. O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da lua, diferente do calendário Gregoriano do ocidente. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.

ASSUNTOS: