NOTÍCIAS

| 20.02.12 - 13h52

Café da manhã dos compositores de frevo movimenta Mercado da Boa Vista

[caption id="attachment_14440" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

Desde 2006, toda segunda-feira de Carnaval grandes nomes do frevo recifense se encontram para rememorar os antigos carnavais 
 
Por Suzan Vitorino
 
Como acontece há seis anos, o Mercado da Boa Vista abriu suas portas mais uma vez para receber o Tradicional “Café da Manhã dos Compositores de Frevo”. Nomes como o maestro Beto do Bandolim, Maurício Cavalcanti, Alcides Vespasiano e Hugo Martins marcaram presença no encontro, que vem sendo realizado desde 2006, sempre resgatando o ritmo genuinamente pernambucano. 
 
A banda do maestro Beto do Bandolim abriu a festa com o frevo de rua “É de parar o coração”, levantando todos das cadeiras. Em seguida, Beto lançou a composição “Zé tá com a gota”, de sua autoria. Marchinhas tradicionais como “Madeira que cupim não rói” e “Sabe lá o que é isso” foram acompanhadas pelo público. “Sempre toquei em bloco de poesia, mas como eu e os recifenses gostamos de frevo de rua, resolvi montar essa orquestra”, revelou o maestro, que é um dos principais responsáveis pela realização do Café que comemora a crescente platéia a cada ano.
 
Compositor desde 1968, Alcides Vespasiano participa do Café da manhã desde a 1ª edição. “Já estamos pensando em criar um cd sobre esse encontro de compositores”, disse. O radialista Hugo Martins, que está à frente do programa “O tema é frevo” há 45 anos, - pela Rádio Universitária -, também presenciou o encontro. “Temos que valorizar o que é da terra, o nosso ritmo, que é o frevo”, defendeu.
 
O casal alagoano Braga e Zunara Lyra foram um dos primeiros foliões a chegar no Mercado. Fundadores do bloco “Pinto da Madrugada”, em Maceió (AL), há 15 anos participam do Carnaval do Recife. “O frevo chama a gente pra cá todo ano. O frevo e a paixão do pernambucano pelo carnaval”, relatou Braga. Outro grupo que não perde uma edição do Café da Manhã é o Bloco “Tem quem queira”. A arquiteta Ligia Bené é uma das organizadoras da agremiação, que valoriza a tradição do Carnaval recifense. “Desde a primeira vez que eu vim gostei muito. Valorizar os compositores da Cidade é o que define o Carnaval daqui”, enfatizou.
 
Confira frevos de bloco de autoria de Alcides Vespasiano no www.myspace.com/alcidesvespasianofrevo.