NOTÍCIAS

| 20.02.12 - 23h09

Lêda Alves recebe homenagem da Prefeitura do Recife

Gestora, atriz, carnavalesca, plural. Assim ela pode ser definida ao longo dos seus 30 anos de resistência
 
Por José Gomes Neto
 
Ela representa a figura da mulher pernambucana, atuante e resistente. No auge dos seus 80 anos de vida, Lêda Alves, atuante na cena da cultura popular há três décadas, recebeu justa homenagem da Prefeitura do Recife pelos seus consideráveis e relevantes serviços prestados à cultura popular na noite desta segunda-feira (20), no palco do Marco Zero. A homenagem foi materializada com a entrega de placa alusiva aos serviços prestados, durante a apresentação do desfile de blocos no palco do Polo Multicultural. Na ocasião, a Orquestra de Coral de Edgard Moraes cantou a música composta especialmente para o momento: “Cadê Lelê”.

“Estou envaidecida com esta homenagem e agradeço muito a todos. Mas quero dizer que é preciso observar a capacidade do povo de fazer e organizar o carnaval. Nenhum cientista político ou sociólogo desenvolveu ainda estudo sobre este fenômeno popular. A gente aprende sempre, a cada dia. E é isso que faço ao longo desses 30 anos, contando com o apoio e participação de todos os companheiros que fazem o processamento de grupos, de equipe, para abrir caminhos para a cultura popular”, declarou a atriz que também é gestora pública cultural.

A letra da canção que homenageou Lêda Alves é de Marcelo Varela e a música de Maurício Cavalcanti. “Lêda é a ‘dama de ouro’ da cultura pernambucana e do Nordeste”, atestou o Cavalvanti. Atualmente, Lêda Alves é presidenta da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).

ASSUNTOS: