NOTÍCIAS

| 20.02.12 - 22h51

Ministra da Cultura revela que Frevo já concorre a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

[caption id="attachment_14556" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Fernando da Hora"][/caption]

Durante visita ao Carnaval do Recife, Ana de Hollanda fez anúncio que a Unesco vai julgar em novembro a proposta brasileira para tornar o frevo Patrimônio da Cultura
 
Por José Gomes Neto
 
A ministra da Cultura Ana de Hollanda antecipou para a imprensa na noite desta segunda-feira (20), no Marco Zero, que o frevo, ritmo pernambucano, deverá se consagrar como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A notícia foi corroborada pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, que contou que a eleição será realizada em novembro próximo, em Barbados, na América Central, pelo Comitê do Patrimônio Imaterial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 
 
O prefeito João da Costa comemorou a informação divulgada pela ministra. “Foi muito bom numa noite como esta, com vários blocos líricos se apresentando, saber desta notícia. Há 12 anos, venho participando do renascimento do frevo. Este anúncio de hoje só vem coroar o Carnaval que se vê nas ruas do Recife. É a comprovação de que o trabalho da Prefeitura do Recife está no rumo certo para a valorização de nossa maior identidade cultural”, destacou o prefeito.

A notícia foi dada, em coletiva à imprensa, após Ana de Hollanda conferir atrações no Polo Multicultural, no Marco Zero. A ministra passou muita convicção de que o pleito do Ministério será atendido. “Este ano, o frevo será julgado e, com certeza, será aprovado como patrimônio imaterial cultural pela Unesco”, assegurou a ministra.

Já o presidente do Iphan comentou ainda que, após a concretização do frevo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em 2007, por ocasião do centenário, agora chegou o momento de celebrar a sua expansão no plano mundial. “É Pernambuco falando para o mundo, literalmente”, brincou o presidente. A inclusão do frevo coloca o Estado na lista dos ritmos latino-americanos que ostentam o título, como o tango (Argentina) e o Mariachi (México).

Na opinião do secretário de Cultura do Recife, Renato L, a notícia traz um impacto bastante positivo para o município e a própria gestão. “Espero que esta confiança demonstrada pela ministra e pelo presidente do IPHAN se concretize, de fato. O frevo tem todos os méritos para figurar nesta lista. Nós tivemos o mesmo cuidado e atenção para trabalhar a inclusão do frevo como patrimônio do Brasil, e agora no mundo”, afirmou o secretário.