NOTÍCIAS

| 20.02.12 - 02h49

Projeto 4Cantos homenageia samba de raiz pernambucano

Por José Gomes Neto

Nem só de frevo vive o Carnaval Multicultural do Recife. Um dos ritmos especiais que empolgaram o público na noite deste domingo (19), no Marco Zero foi o samba. Em particular, por conta da apresentação estonteante do Projeto 4Cantos, que é fomentado pela sambista pernambucana Karinna Spinelli e reúne ainda outras três componentes: a paulistana Fabiana Cozza, a carioca Nilze Carvalho e a soteropolitana Jussara Silveira. Ao todo, um só ritmo e quatro vertentes com suas múltiplas interpretações.

No início da apresentação, Karinna Spinelli cantou “Estuário”, um samba autoral. Em seguida, ela convidou ao palco a sua primeira convidada: Nilze Carvalho. Com muita propriedade, a estreante do Carnaval do Recife cantou “Alguém me avisou”, “Acreditar” e “Mineira”. Para encerrar, ela interpretou “Kid Cavaquinho” e tocou um brasileirinho típico. Delírio do público.

Em seguida, foi a vez de Jussara Silveira. Com carisma e interpretações como “Calunga”, “Pombo Correio” e “Lenda de Agostina”, ela também contagiou o público. No retorno de Karinna, homenagem a Luiz Gonzaga com uma releitura maravilhosa de “Assum Preto”. A seguir, “Cirandeiro”, e “Eu sou Lia (Ciranda de Lia)”. Quando Fabiana Cozza afirmou que “o carnaval do Recife é o mais popular do Brasil”, o público foi uníssono em concordar. “Não deixe o samba morrer”, “Encandeia”, “Sorriso Negro” e “Sarará Crioulo” foram as suas interpretações.

Mas o grande momento estava reservado ao final. Karinna Spinelli novamente no palco. Agora com “Mulher Brasileira”. Na sequência, as demais sambistas voltaram ao palco para saudar e agradecer ao público, numa grande apoteose. 

ASSUNTOS: