Sá Grama leva música erudita para a Praça do Arsenal
O Polo das Fantasias, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, foi “contaminado”, na noite desta segunda-feira (20) de Carnaval Multicultural pelo “vírus” erudito do grupo pernambucano Sá Grama. Mas ao contrário de uma “virose”, o que foi transmito aos foliões foi a alegria e a qualidade da boa música instrumental, resultado de 16 anos de pesquisa da cultura popular do Nordeste. O resultado foi um repertório recheado de frevos, caboclinhos e maracatus de compositores consagrados, como Nelson Ferreira, Capiba, Getúlio Cavalcanti e maestro Duda, entre outros.
Primeiro grupo a subir ao palco, depois de diversos blocos líricos, a Sá Grama iniciou sua apresentação com a música “Olinda”, de Alceu Valença, um dos homenageados da folia 2012, juntamente com o artista plástico José Cláudio. Já durante a execução dos frevos de bloco, canção e de rua ganhou o reforço de vários passistas, entre eles os irmãos Diana e Pedro Vitorino, de 12 e dez anos respectivamente, que mostraram com maestria o que aprenderam no Balé Popular e na Escola de Frevo da Prefeitura do Recife.
O púbico, como era de se esperar, adorou a apresentação. A médica Angélica Marins, de 34 anos, moradora da Madalena, disse que nunca perde a folia da Praça do Arsenal. Desta vez, trouxe a sogra Maria Ângela, e o cunhado, Felipe Melo, que moram em Fortaleza, no Ceará. “Aqui é como se fosse um grande salão de festa de um clube de amigos. Todo mundo fantasiado, muitas crianças e uma programação de primeira linha”, afirmou. Segundo ela, o grupo também iria acompanhar as duas atrações seguintes: o bloco lírico “Eu quero mais” e o cantor e compositor Antúlio Madureira. Além deles, o palco do Arsenal da Marinha vai receber os cantores Mônica Feijó e Marcelo Jeneci.
“Mais uma vez temos a oportunidade mostrar nosso trabalho dentro da programação oficial do Carnaval do Recife, o que nos deixa muito feliz”, ressaltou o flautista Sérgio Campelo, diretor artístico do Sá Grama. Com seis discos lançados e preparando-se para lançar o primeiro DVD, o grupo ficou entre os três melhores do Prêmio de Música Brasileira deste ano. O grupo também é autor da trilha sonora dos filmes “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes e “Brasil Império”, de Fátima Accet.