NOTÍCIAS

| 20.02.12 - 19h26

Secretaria de Educação disponibiliza espaço para filhos de trabalhadores ocasionais

[caption id="attachment_14444" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Lú Streithorst"][/caption]

Desde a semana Pré, até esta terça-feira (21), a Brinquedoteca Participativa salvaguarda crianças de 0 a 6 anos, enquanto pais ou responsáveis garantem sua renda
 
Por Suzan Vitorino
 
O Carnaval Multicultural do Recife está a todo vapor e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) não perde o ritmo, nem no período momesco. Desde 2001, a Secretaria oferece o Programa “Brinquedoteca Participativa”, que atende a crianças de 0 a 6 anos, filhas de trabalhadores ocasionais. O serviço funciona no Espaço Travessia, situado à Rua do Brum, 27 – Bairro do Recife. Somente do sábado de Zé Pereira (18) até hoje (20), o espaço já atendeu a 175 crianças. A média é de 60 crianças salvaguardadas por dia.
 
A novidade este ano é que a Prefeitura ampliou o serviço para o Polo Chão de Estrelas. A articuladora da Brinquedoteca Participativa do Polo Multicultural, Mônica Guilhermino, explica que a iniciativa dá suporte aos pais que não têm com quem deixar seus filhos. “Eles preenchem um cadastro no local, com nome, telefone do responsável, endereço, entre outros dados, e apresentam um documento de identificação para que possamos entrar em contato caso haja necessidade”. Para os bebês que ainda mamam, os arte educadores da Brinquedoteca ficam atentos para quando eles acordam. “Ligamos imediatamente para a mãe e ela vem dar de mamar”, ressalta Mômica.
 
Os pequenos podem permanecer no local das 16h até as 4h. Durante a estada, eles recebem quatro refeições, mamadeira, chupeta, tomam banho, além de participarem de brincadeiras como pintura a dedo, jogos, entre outros. Quando o sono vai chegando, os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil fazem a higiene da garotada que espera os pais dormindo. Uma das mães que utilizam o espaço há dois anos é a moradora da Comunidade do Pilar, Patrícia Leite, 26 anos. Ela deixa a pequena Jasmim, 1 ano, e Yasmim, de 2, na Brinquedoteca, enquanto vende salgados e bebidas próximo a sua casa. “É ótimo. Se não existisse esse lugar, eu não teria como trabalhar no Carnaval”, assegura. 
 
A coordenadora da Brinquedoteca Participativa, Bernadete Alves, confirma o sucesso da ação. “A gente ajuda muito essas famílias. As mães sabem que vão deixar os filhos em um local seguro”, explica. Segundo Bernadete, há crianças que já foram atendidas pela Brinquedoteca e que hoje procuram o serviço para seus próprios filhos. 
 
Quem mora em Chão de Estrelas, pode procurar a Brinquedoteca do local, que fica localizada na Creche Padre Aluízio, no terminal do bairro.