NOTÍCIAS

| 20.02.12 - 20h39

Tambores das Nações Mirins encanta público no Pátio do Terço

[caption id="attachment_14543" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

A garotada comandou o rufar dos tambores das Nações Mirins, na tarde desta segunda-feira (20), no Polo Afro, Pátio do Terço. Aos poucos, turistas se aglomeravam para assistir ao 11º encontro do maracatu infantil. O evento foi prestigiado por centenas de pessoas.
 
O espetáculo reuniu 12 nações de maracatu infantil. Com alfaias, mineiros, tarol e caixa, o Maracatu Nação dos Vunginhos fez uma exaltação a Xangó. A pequena Sara Queiroz, majestade mirim dos Vunginhos, falou sobre a emoção de participar do encontro. “Fico feliz em ser a rainha do meu maracatu. Gosto de dançar ao som dos tambores”,disse. 
 
No final da tarde, pontualmente às 18h, os fogos anunciaram a louvação aos orixás, Ibegi e Oxum, que representam e protegem as crianças. No momento, os jovens rufaram os tambores fazendo uma saudação aos deuses afros. 
 
Acompanhada da garotada, Maria Helena, Iakekerê, (mãe pequena), deu início a cerimônia. “Este é um momento de mudança para nossa história, através desse encontro, nossas crianças identificam os valores afros. Peço que nossos ancestrais protejam nossas crianças, que elas tenham saúde”, declarou Helena, mãe pequena.