NOTÍCIAS

Cultura | 20.02.14 - 10h00

Empreendedores do Recife se preparam para o carnaval

Segue até hoje (20), as capacitações voltadas aos empreendedores que comercializarão bebidas e alimentos durante o carnaval. Organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, os encontros têm o objetivo de orientar os comerciantes quanto aos procedimentos que devem ser adotados para o melhor desempenho das atividades comerciais durante a folia de Momo. No evento, iniciado ontem, os órgãos envolvidos com o carnaval do Recife orientam sobre os direitos e deveres desses grupos durante as festividades.

Hoje (20), finalizando este ciclo de atividades, estão previstas a participação de 126 comerciantes que atuarão nos Polos Descentralizados montados pela Prefeitura do Recife para este canranval. São eles: Chão de Estrelas, Casa amarela, Nova Descoberta, Várzea, Brasília Teimosa, Alto José do Pinho, Lagoa do Araçá, Bomba do Hemetério, Campo Grande, Cordeiro, Jardim São Paulo e Ibura.

O balanço do primeiro dia foi positivo e teve a adesão de cerca de cem pessoas. Fez parte desse primeiro grupo já capacitado: a Associação de Bares e Restaurantes, a Rede Santo Amaro da Associação de Empreendedores da Comunidade do Pilar I, a Associação dos Pequenos Comerciantes do Pilar II, o Fórum de Economia Popular e Solidária, a Associação dos Quiosqueiros e a Associação dos Dogueiros. Todos eles atuarão nos Polos Centralizados do Carnaval 2014.

Os ministrantes da capacitação são os representantes da Vigilância Sanitária do Recife, com dicas para uma melhor manipulação de alimentos; da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, alertando sobre a proibição do trabalho infantil e sobre os espaços destinados às crianças, onde os trabalhadores poderão deixar os filhos enquanto atuam nos pontos comerciais; da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), que traz informações sobre o abastecimento e acesso às barracas; da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que trata de assuntos ligados ao descarte do óleo de cozinha, por exemplo. Os participantes contam, ainda, com as instruções do Corpo de Bombeiros sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros; e da equipe da Celpe com conteúdo voltado para a melhor forma de utilização dos pontos de energia elétrica.