NOTÍCIAS

Cultura | 20.02.14 - 17h37

Secretaria de Saúde do Recife faz campanha de sensibilização de permissionários e taxistas

Objetivo é reduzir os danos e orientar profissionais sobre como agir em casos de vulnerabilidade

Sensibilizar, orientar e minimizar danos. Estes são os principais objetivos da campanha desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas entre os dias 20 e 27 de fevereiro. Com o mote “Promoção à Saúde e redução de danos”, a ação vai qualificar taxistas e permissionários para que os profissionais contribuam para tornar o trânsito mais seguro e que saibam como agir em casos de violência ou situações de vulnerabilidade.

A iniciativa consiste em palestras, abordagens presenciais, distribuição de material informativo sobre unidades de saúde de plantão durante o período carnavalesco e credenciamento (adesivo indicativo) dos profissionais capacitados. “Essas pessoas são essenciais para a redução de danos. Primeiro porque eles ofertam transporte e durante o Carnaval é fundamental utilizar esses serviços. Segundo porque se eles transportam uma mulher ou uma criança vítima de violência, ou um passageiro passando mal por excesso de álcool, por exemplo, eles precisam saber para onde conduzir essas pessoas”, explica a Assistente Social e técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Cleo Queiroz.

Os permissionários receberão a capacitação nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), às 14h, na sede da cooperativa da categoria, na Av. Afonso Olindense, n° 420, Várzea. Já a sensibilização dos taxistas será realizada na próxima segunda-feira (24), às 14h, na sede do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, na Rua Júlio Verne, n° 60, Imbiribeira. Entre os dias 25 e 27, a campanha será realizada nos pontos de taxi e ônibus.

Ao longo dos dias da folia de Momo, as equipes da Gerência de Atenção à Saúde estarão presentes nos principais polos do Recife (Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Ibura, Jardim São Paulo e Várzea) colocando pulseiras de identificação em crianças e realizando a troca de garrafas de vidro por garrafas pet, visando evitar acidentes.

Outras informações:
Cleo Queiroz (Gerência de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas) – 9989.5450
Geraldo Menezes (Sindicato dos Taxistas de Pernambuco) – 3081-1662/ 3081-1650