Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.02.19 - 12h35

Representante da Agência de Energia Atômica visita Centro de Mosquitos Estéreis do Recife

img_alt

O secretário de saúde levou a profissional da AIEA para conhecer as instalações do Cemer e verificar o andamento do projeto pioneiro para reduzir a transmissão de arboviroses (Foto: cortesia)

 

O Centro de Emergência de Mosquitos Estéreis (Cemer) da Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife, localizado na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, em Peixinhos, recebeu, nesta terça-feira (19), a visita de uma representante da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU). A Oficial de Gestão de Projeto (PMO) da AIEA, Patrícia Godoy, se reuniu com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, para verificar o andamento do projeto pioneiro na utilização de mosquitos Aedes aegypti estéreis para reduzir transmissão de arboviroses.

A PMO da Agência Internacional de Energia Atômica, Patrícia Godoy, visitou as instalações do Cemer e conheceu a área do projeto piloto. “A AIEA está apoiando o Brasil na avaliação de campo da Técnica do Inseto Estéril (TIE) aplicada aos Aedes Aegypti para reduzir a população de mosquitos e, assim, diminuir a transmissão das arboviroses. O apoio prestado pela Secretaria de Saúde do Recife é extremamente importante para o sucesso do projeto”, avaliou Patrícia. Também participaram da visita o presidente da Moscamed, Jair Virgílio, parceiro da PCR; a diretora-executiva de Vigilância à Saúde, Joanna Freire, e o gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Jurandir Almeida.

A Técnica do Inseto consiste em tornar o mosquito macho estéril, em laboratório, por meio da esterilização por radiação ionizante, e soltá-lo no meio ambiente. “Os mosquitos estéreis vão cruzar com as fêmeas, mas, desse cruzamento, não vão nascer novos mosquitos, já que os machos são estéreis. A expectativa é de que, paulatinamente, a proliferação desses mosquitos estéreis consiga diminuir a quantidade dos mosquitos transmissores nas comunidades em que foram inseridos", explicou o secretário Jailson Correia. De acordo com ele, no primeiro momento, os mosquitos serão soltos em bairros como Macaxeira e Mangabeira, previamente selecionados.

O projeto é pioneiro no Brasil, no que se refere ao uso da TIE numa cidade do porte do Recife, e resulta de uma parceria da Prefeitura do Recife com a Agência Internacional de Energia Atômica, a Biofábrica Moscamed, o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA-UFPE) e o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PE). O Cemer terá a capacidade de produção de 250 mil mosquitos por semana, podendo chegar a um milhão por mês. A previsão da Sesau é de lançar os mosquitos estéreis no meio ambiente até junho deste ano, para evitar o nascimento de novas larvas e novos mosquitos.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS - O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 07 a 09 de janeiro (1º ciclo), apresentou resultado geral no Recife de 1,6%. Um total de 40 bairros encontra-se sob controle para o Aedes aegypti, com resultado abaixo de 1%. Em 2019, até a 6ª semana epidemiológica, foram notificados 67 casos de arboviroses, sendo 62 casos de dengue, três de chikungunya e dois de zika. Dentre estas notificações, pode-se observar a distribuição dos casos suspeitos em todos os distritos sanitários do Recife, com confirmação de dez casos de dengue.