Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Carnaval | 20.02.20 - 18h11

PCR divulga o funcionamento dos serviços municipais durante o Carnaval

 

Com 46 polos de animação e mais de 2.700apresentações o Carnaval do Recife toma as ruas da cidade, oficialmente nesta sexta-feira (21). Shows, apresentações, blocos líricos e maracatus compõem a programação dos festejos de Momo espalhados pelos quatro cantos do Recife. Em função do período, alguns serviços e atendimentos prestados pela Prefeitura do Recife estarão suspensos ou com horário diferenciado de atendimento. As atividades vão ser retomadas normalmente na quinta-feira (27).

Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife neste Carnaval:

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam durante o Carnaval, retomando à normalidade na próxima quinta-feira (27), das 8h às 17h. 

POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - A Secretaria de Finanças do Recife comunica que o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, não funcionará no período de 24 a 26 fevereiro, voltando à normalidade na quinta-feira (27). O posto de atendimento ao contribuinte, localizado no Rio Mar, não abrirá no próximo sábado (23) e também nos dias 24 e 25 de fevereiro, retornando às atividades na quarta-feira (26), a partir das 14h.  Informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município podem ser acessadas no Portal de Finanças.

TURISMO E LAZER - Quem curte passar o domingo no Segundo Jardim, em Boa Viagem, vai contar com uma programação especial, neste dia 23 de fevereiro. O local que já é tradicionalmente principal ponto do Lazer na Rua será transformado em polo infantil de Carnaval. Vai ter recreação das 15h às 20h e apresentação do Maracatu Nação Estrela do Mar, das 15h30 às 16h30; Banda Sol Menores, das 17h às 18h; e Mini Rock, das 18h30 às 20h. Por conta dos focos de folia e das manifestações populares, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não será montada, voltando a ficar disponível para a população no dia 1 de março.

CULTURA - Verdadeiro desfile das tradições e vocações culturais da cidade, o Carnaval do Recife  celebrará a força do frevo e da cultura popular em mais de 2,7 mil apresentações em 46 polos, que irão espalhar alegria por toda a cidade. Em meio à festa de rua mais democrática e animada do Brasil, o único equipamento possível e aberto ao público durante o reinado de Momo será o Paço do Frevo, que funcionará de domingo a quarta, das 12h às 16h.

MEIO AMBIENTE - Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife não estarão funcionando no período de carnaval. O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, e o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, suspenderão suas atividades neste sábado (22) devido às festividades da data. O Jardim retoma seu funcionamento na próxima quarta-feira (26), a partir das 12h, para visitação.  

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor do andar térreo da PCR, do Compaz Governador Eduardo Campos e do Compaz Ariano Suassuna estarão fechadas do sábado (22) até a Quarta-feira de Cinzas (26), reabrindo na quinta.

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Afogados e da Avenida Rio Branco funcionam até as 12h da quinta (20), enquanto que a unidade de Casa Amarela funciona até as 12h da sexta (21). Todas reabrem na quinta (27).

ESCOLAS - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife não funcionam durante o Carnaval e nos dias 27 e 28/02.

ESPORTES – As Academias Recife gerenciadas pela PCR estarão fechadas do sábado (22) até a Quarta-feira de Cinzas (26), reabrindo na quinta.

COMPAZ - Os Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Ariano Suassuna, no Cordeiro e Miguel Arraes, no Sítio do Berardo e as Bibliotecas Públicas de Afogados e Casa Amarela funcionarão até o meio dia nesta sexta-feira (21). De sábado (22) até a quarta-feira (26) os Compaz e as Bibliotecas estarão fechadas devido ao Carnaval. Os equipamentos voltarão ao funcionamento normal na quinta-feira (27). 

PROCON - A sede do Procon Recife, Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista estará fechada durante todo o Carnaval. Os postos avançados dos Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro e Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, também estarão fechados, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira, dia 27/02/2020, após a Quarta-feira de Cinzas. 

Mas os consumidores não ficarão sem os serviços do Procon Recife  durante o Reinado de Momo. Equipe com 08 fiscais estarão todos os dias, das 16h a meia-noite,  na Central do Carnaval, na Rua do Observatório, para orientar o consumidor, receber denúncias e realizar  fiscalizações. As denúncias também poderão ser feitas pelas redes sociais: Instagran:@PROCONRECIFE | Facebook: PROCON RECIFE e ainda pelo email:  PROCON@RECIFE.PE.GOV.BR.

MULHER - Durante o carnaval, o Centro de Referência Clarice Lispector funcionará, em sua sede, das 7h às 17h, com atendimento psicológico e jurídico para as mulheres que estão em situação de violência, durante os quatro dias de folia. A equipe do Clarice também estará atuando na Central da Mulher, na Rua do Observatório, com o acolhimento e orientação das mulheres que precisem do serviço das 17h às 2h. Entre os dias 21 a 25, o telefone do Liga, Mulher ( 0800 281 0107) funcionará a partir das 7h às 2h. Já o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago estará fechado durante todo o período carnavalesco.

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta sexta-feira (21), a partir das 13h, até a Quarta-feira de Cinzas (26). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (27), a partir das 8h até as 13h.

EDUCAÇÃO - As escolas municipais do Recife funcionam até a sexta-feira (21) em horário normal, com exceção de algumas unidades de ensino que  possuem projetos pedagógicos para funcionarem, neste dia, em horário único. Durante o período de Carnaval, as escolas estão fechadas e retornam ao funcionamento normal na quinta-feira (27). O horário das aulas são: 7h30 às 12h, 13h30 às 18h, e 18h40 às 22h.

MERCADOS E FEIRAS – Durante o período de carnaval o Mercado da Boa Vista e as Feiras Livres funcionarão normalmente.

Do sábado (22) até a terça-feira de carnaval (25), o Centro de Comercio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo), o Mercado das Frutas e o Mercado da Flores  não funcionarão. Nos dias 22 e 24, o Centro de Comércio Popular Santa Rita, Anexo de São José e Mercados Públicos funcionarão normalmente (das 6h às 18h), já nos dias 23 e 25, o funcionamento será das 6h às 13h.

SAÚDE – Nestas segunda (24) e terça-feira (25), feriado de Carnaval, e na Quarta-Feira de Cinzas (26), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na quinta-feira (27). 

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos de risco habitual e alto risco (mediante encaminhamento da Central de Regulação do Estado). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará sábado e domingo, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife que já estão em tratamento. O serviço só reabrirá na quinta (27).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado neste Carnaval. Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na quinta-feira (27).

ASSISTÊNCIA SOCIAL ­- Não funcionarão, durante o feriadão de Carnaval, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24 horas, e as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (Seas), que estarão de plantão. 

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados até a Quarta-feira de Cinzas. Já o Projeto Praia sem Barreiras não oferecerá banho de mar assistido nas manhãs de Carnaval da sexta (21) ao domingo (23), voltando à programação normal apenas na semana seguinte, no dia 28. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar oferecido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

RESTAURANTE POPULAR E ABRIGO NOTURNO - O Restaurante popular Josué de Castro, no bairro de São José, funcionará das 11h às 14h e das 17h às 20h diariamente, exceto no sábado (22), devido ao Galo da Madrugada. Já o Restaurante Popular Naíde Teodósio, localizado em Santo Amaro, funcionará normalmente das 11h às 14h todos os dias. Além disso, o Abrigo Noturno Irmã Dulce permanecerá funcionando durante o Carnaval diariamente, acolhendo os usuários todos os dias das 20h até as 7h. 

PARQUES E PRAÇAS - Os parque e as praças do Recife estarão abertos e funcionando normalmente no período carnavalesco, com exceção do Parque 13 de Maio que estará fechado desta quinta-feira (20) até a próxima quarta-feira (26). O funcionamento voltará ao normal a partir das 5h do dia 27.