Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 20.02.20 - 12h18

SAMU 192 recebe 18 novas viaturas e renova frota para o Carnaval

img_alt

O prefeito Geraldo Julio fez a entrega dos novos equipamentos durante vistoria à estrutura de Saúde preparada para o Carnaval do Recife na manhã desta quinta-feira (20). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os foliões e turistas que forem curtir o Carnaval terão à disposição um reforço importante nos serviços de saúde ofertados à população, realizados pela Prefeitura do Recife. Nesta quinta-feira (20), o prefeito Geraldo Julio entregou 18 novas viaturas que vão renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife e reforçar o apoio durante o Carnaval. O gestor municipal vistoriou ainda o Posto do SAMU 192 instalado na Praça Sérgio Loreto, em São José, um dos cinco montados na cidade para atender os foliões durante o Galo da Madrugada. Mais de três mil profissionais estão envolvidos nas mais diversas áreas, para atender a população durante os cinco dias de festa. 

O prefeito Geraldo Julio afirmou que a prefeitura vem fazendo sua parte para garantir um Carnaval seguro para todos. “Hoje fizemos uma vistoria em toda a estrutura do Samu 192 que vai fazer o atendimento durante o Carnaval e durante o Galo da Madrugada. Toda a equipe do Samu está mobilizada para levar tranquilidade à população e toda a estrutura está montada e pode ser utilizada caso haja necessidade. Também estamos trabalhando na prevenção, com a intensificação do controle das arboviroses. A prefeitura está cumprindo seu papel, montando toda a infraestrutura, agora é a população fazer essa grande festa”, destacou o prefeito.

Este ano, o SAMU 192 colocará nas ruas a maior operação já realizada na capital pernambucana. Dos veículos entregues nesta quinta, foram 15 novas motolâncias, uma ambulância de suporte básico, um veículo adaptado para suporte a incidentes com múltiplas vítimas, com capacidade para carregar mais equipamentos, e um veículo de suporte mecânico para agilizar o conserto de viaturas que apresentem problemas. No total, o reforço será de 33 ambulâncias (dez a mais que em 2019) e 36 motos dando suporte a todos os polos da festa e atendendo aos chamados da Central 192. 

De acordo com o Secretário de Saúde do Recife Jailson Correia, o Samu consegue resolver 97% das ocorrências já nos postos de saúde montados. “São cinco postos de saúde espalhados por todo o trajeto do galo da madrugada, começando aqui na Praça José Loreto indo até a Primeiro de Março, totalmente equipados para atendimento das urgências que chegam aqui. Nosso pessoal do Samu conseguem resolver 97% das ocorrências dentro deste tipo de posto, com três médicos, três enfermeiros, prontos com todo o equipamento montado, autonomia para funcionar e atender mais de 150 pessoas durante aquele percurso”, destacou o secretário. 

“Esta é a maior operação do Samu em toda a história, está tudo pronto. São cinco postos avançados, para o atendimento do Galo da Madrugada, um posto no Marco Zero, 33 ambulâncias, 36 motolâncias, uma estrutura preparada, desde o atendimento simples na cidade, ao atendimento nos polos do Carnaval. Hoje recebemos um reforço com a ambulância de suporte a múltiplas vítimas, habilitada com equipamentos e materiais para atender várias pessoas ao mesmo tempo”, afirmou o coordenador-geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.  

As ações de prevenção também ganharam reforço, focado no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, com a pulverização dos ambientes nos camarotes e imóveis próximos, ruas e avenidas, utilizando uma bomba que contém um inseticida recomendado pelo Ministério da Saúde. Além do controle do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika, a Vigilância Ambiental também intensificou, desde o início do ano, a desinsetização e desratização nas unidades de saúde e nos locais de grande circulação de pessoas. A ação visa prevenir as doenças durante o carnaval, quando a circulação de pessoas na cidade aumenta. 

O Secretário Jailson Correia deu um panorama sobre outras ações realizadas pela secretaria para a folia de momo. “Hoje também estamos intensificando o trabalho de controle do mosquito Aedes aegypti, que embora seja um trabalho contínuo durante todos os dias do ano, nas proximidades do Carnaval ele se intensifica. Nós estamos fazendo a borrifação de inseticida nas no percurso Galo, pela frequência de pessoas que passam pela área. A ação visa prevenir as doenças durante o carnaval, quando a circulação de pessoas na cidade aumenta”, pontuou o secretário.