Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Carnaval | 20.02.23 - 15h36

Casa do Pequeno Folião garante proteção e cuidado para filhos de catadores e de ambulantes

img_alt

Prefeito João Campos conferiu o funcionamento do espaço na manhã desta segunda-feira (20). São 37 crianças que estão recebendo seis refeições diárias e participando de atividades lúdico-pedagógicas e de lazer, enquanto seus pais trabalham no Carnaval. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Um espaço de acolhimento para que catadores e autônomos possam trabalhar com tranquilidade nos dias do Carnaval do Recife, sabendo que seus filhos estão em segurança, recebendo uma atenção especializada de uma equipe de profissionais da Prefeitura da cidade. É com esse objetivo que, desde a última sexta-feira(17), está funcionando, em horário integral, a Casa do Pequeno Folião, que fica localizada na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife. Na manhã desta segunda-feira (20), após acompanhar os trabalhos de limpeza no Marco Zero, o prefeito João Campos visitou o espaço para conferir os serviços prestados às crianças.

"Neste momento, temos 37 crianças que estão acolhidas aqui com profissionais de diversas áreas. Na Casa do Pequeno Folião, elas têm uma rotina de tomar banho, tomar café da manhã, recreação, tem aulas, tem profissionais da saúde, da educação, da assistência social, de maneira permanente para garantir que nenhuma criança corra o risco de estar no trabalho infantil e em alguma situação de risco. As crianção também passam por uma consulta e, se precisar tomar algum remédio, é prescrita a medicação por uma média de saúde da família. Se precisar atualizar cartão de vacina, ele é atualizado, com a aplicação do imunizante na criança”, explicou o prefeito João Campos. “Todos os pais, mães, ou responsáveis que trabalham como catadores ou como vendedores ambulantes cadastrados, foram procurados, por meio de busca ativa, para deixaar suas crianças aqui nessne local. A  Casa do Pequeno Folião é um sucesso e, a partir de agora, todo ano a gente vai oferecer esse serviço do Carnaval do Recife", acrescentou. 

 

 

 

São 37 crianças de 0 a 6 anos de idade, filhos de catadores e ambulantes que estão trabalhando no Carnaval do Recife, estão recebendo atenção especializada na Casa do Pequeno Folião. Elas estão recebendo seis refeições diárias, que incluem café da manhã, almoço, jantar e três lanches. Além disso, também há estrutura para as crianças dormirem e áreas de convivência para a realização de atividades lúdico-pedagógicas e de lazer. Ao todo, cerca de 90 profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social trabalham no local. 

CARNAVAL DO RECIFE - O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados e comunitários, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. 

Além de uma extensa programação cultural se apresentando por toda a cidade, cuja programação pode ser conferida no site carnavaldorecife.com, o ciclo momesco preparado pela Prefeitura do Recife reúne, ainda, um  esquema especial de serviços públicos oferecidos por diversas Secretarias e órgãos municipais. Para tanto, mais de 6,6 mil colaboradores municipais estarão mobilizados direta e indiretamente nas ações para proporcionar o maior e melhor Carnaval da capital pernambucana de todos os tempos. Até este domingo (19), foram mais de 60 atrações já subiram ao palco somente no Marco Zero.

Em todos os dias de folia, a Prefeitura do Recife está envolvendo esforços em um forte esquema de limpeza urbana, reforço na Guarda Municipal, ativação da Central do Carnaval com as Arenas Gastronômica, com 13 restaurantes, de Serviços e de Artesanato, dentre outras iniciativas. Na Saúde, mais de 2 mil profissionais de diversas áreas estão escalados para garantir assistência aos foliões, bem como 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - um incremento de 40% em relação ao último festejo de Momo - e 24 unidades de saúde.