NOTÍCIAS

Carnaval | 20.02.23 - 15h33

Prefeitura do Recife garante reforço da limpeza nos polos do Carnaval

img_alt

Nas primeiras horas desta segunda-feira (20), prefeito João Campos acompanhou o trabalho da Emlurb no Recife Antigo. Em média, são recolhidas cerca de 100 toneladas de resíduos diariamente nos focos de folia. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Após dois anos de saudade, o Carnaval 2023 do Recife já é um sucesso de público e de animação. E, para que a festa de momo seja completa, a Prefeitura está com um forte esquema de limpeza urbana montado para garantir a higienização dos polos de Carnaval. Todos os dias, em média, cerca de 100 tolenadas de resíduos são recolhidos somente nos polos oficiais da folia. Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20), o prefeito João Campos acompanhou o trabalho das equipes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), noMarco Zero, no Bairro do Recife, o principal polo de Carnaval da cidade. 

“Para milhões de pessoas brincarem todos os dias, a gente tem milhares trabalhando. Mais de 6,5 mil trabalhadores e trabalhadoras da prefeitura do Recife estão na linha de frente pra fazer o maior e melhor carnaval da do nosso país. Só na operação limpeza, são mais de 1,1 mil homens e mulheres. Alem disso,  temos diversos equipamentos, e todo material passa por uma unidade de triagem pra gente reaproveitar o máximo tudo que pode ser reciclado. Vamos brincar, vamos trabalhar e consolidar a nossa cidade com o melhor Carnaval do mundo”, destacou o prefeito João Campos.

Na operação de limpeza da cidade no Carnaval, mais de 1,1 mil trabalhadores estão envolvidos nas ações, além disso, 10 caminhões-pipa e 18 compactadores de lixo estão sendo utilizados para a execução das intervenções de coleta, limpeza e destinação correta dos resíduos gerados durante a festa. Nos dois primeiros dias de carnaval, para garantir a limpeza da cidade, já foram utilizados 1.350 litros de essência, 315 litros de detergente 432 mil litros de água. 

CARNAVAL DO RECIFE - O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados e comunitários, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. 

Além de uma extensa programação cultural se apresentando por toda a cidade, cuja programação pode ser conferida no site carnavaldorecife.com, o ciclo momesco preparado pela Prefeitura do Recife reúne, ainda, um  esquema especial de serviços públicos oferecidos por diversas Secretarias e órgãos municipais. Para tanto, mais de 6,6 mil colaboradores municipais estarão mobilizados direta e indiretamente nas ações para proporcionar o maior e melhor Carnaval da capital pernambucana de todos os tempos. Até este domingo (19), foram mais de 60 atrações já subiram ao palco somente no Marco Zero.

Em todos os dias de folia, a Prefeitura do Recife está envolvendo esforços em um forte esquema de limpeza urbana, reforço na Guarda Municipal, ativação da Central do Carnaval com as Arenas Gastronômica, com 13 restaurantes, de Serviços e de Artesanato, dentre outras iniciativas. Na Saúde, mais de 2 mil profissionais de diversas áreas estão escalados para garantir assistência aos foliões, bem como 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - um incremento de 40% em relação ao último festejo de Momo - e 24 unidades de saúde.

ASSUNTOS: