Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Carnaval | 20.02.25 - 14h14

Secretaria de Saúde do Recife reforça cuidado com produtos cosméticos para cabelos

Este ano, recifenses poderão contar com a urgência oftalmológica da Fundação Altino Ventura (FAV), na Boa Vista, que estará funcionando 24 horas durante a Folia de Momo.

 

Os produtos cosméticos para trançar ou modelar cabelos são tradicionalmente utilizados para manutenção de penteados, especialmente em épocas festivas, como o Carnaval. No entanto, desde 2023, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) vem identificando casos de intoxicação exógena – ou seja, causadas por substâncias químicas – relacionados ao uso de pomadas capilares, provocando lesões oculares que podem causar até cegueira temporária. Por isso, a Sesau vem reforçando a importância dos cuidados para prevenção, realizando, inclusive, ações educativas em salões de beleza durante inspeções de rotina da Vigilância Sanitária. Além disso, este ano, em casos de reações adversas como lesões oculares, os recifenses poderão contar com a urgência oftalmológica da Fundação Altivo Ventura (FAV), unidade de saúde da rede complementar do Recife, que estará funcionando 24 horas durante a Folia de Momo.

Em 2023 e 2024, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Sesau registrou 417 casos de intoxicação exógena associados ao uso dessas pomadas, com um incremento de 33,2% quando se compara a diferença de um ano para outro. Desses, 66,5% das notificações estiveram relacionados aos Festejos de Momo. Em 2025, desde janeiro, quando tiveram início as prévias, foram notificados 14 casos de pacientes residentes no município. “As ações educativas nos salões de beleza, inclusive com distribuição de material educativo, continuarão até o início do Carnaval. Mas com o histórico de identificação de casos nessa época do ano, é fundamental reforçar com a população as recomendações tanto para prevenção quanto para notificação e denúncia dessas situações”, afirma o gerente da Visa Recife, Pedro Albuquerque.

“Em primeiro lugar, é fundamental verificar se a pomada é autorizada pela Anvisa (a consulta pode ser feita aqui: https://consultas.anvisa.gov.br/#/cosmeticos/registrados/). Antes do uso, deve-se ler atentamente o rótulo, respeitar o prazo de validade e fazer um teste de alergia em uma pequena área da pele, para só então partir para a aplicação completa. Importante lembrar de passar apenas a quantidade indicada, sem exageros”, explica Pedro Albuquerque, salientando que não se deve colocar o produto se estiver com irritação na pele, olhos ou outra parte do corpo. Ou, ainda, se for tomar banho de piscina, mar ou chuveirões.

Na hora de retirar, a orientação é lavar os cabelos com cuidado, inclinando a cabeça para trás, para evitar o contato com os olhos. Caso haja algum acidente, deve-se lavar imediatamente com água corrente durante 15 minutos. Caso surjam sintomas como coceira nos olhos, vermelhidão, irritação, ardência, inchaço, sensibilidade à luz, lacrimejamento, visão turva ou cegueira temporária, recomenda-se procurar assistência médica o mais rápido possível. Na rede complementar de saúde do Recife, estará funcionando a urgência oftalmológica da Fundação Altino Ventura (FAV), na Rua da Soledade, 170, Boa Vista. Principalmente nos casos mais graves, levar o produto utilizado – caso não seja possível, informar o máximo de detalhes ao profissional de saúde no momento do atendimento.

Em caso de surgimento de sintomas ou a identificação da comercialização de algum produto não autorizado pela Anvisa, qualquer pessoa pode fazer a denúncia por meio da Ouvidoria Municipal de Saúde (0800 281 1520) e pelo ConectaZap da Prefeitura do Recife (81 99117 1407). É importante guardar o produto ou informações, como nome da marca e lote, para possível investigação dos órgãos competentes. Além disso, todo profissional de saúde deve notificar, obrigatoriamente e em até 24h, os casos atendidos com reações adversas devido ao uso de pomadas modeladores capilares, pela Plataforma Cievs Recife, disponível também no Conecta Recife, ou através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

 
ASSUNTOS: