NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.14 - 17h50

Clube de Arte Moderna será inaugurado nesta sexta-feira (21), no Mamam

[caption id="attachment_44675" align="alignleft" width="680"] A ideia é realizar encontros que promovam o diálogo das artes visuais com a gastronomia e a música. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)[/caption]

O centenário casarão de número 265 da Rua da Aurora, onde hoje funciona o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), abrigou em outros tempos o Clube Internacional de Regatas do Recife, construído para ser a sede do segundo clube social do país e cenário de muitos bailes nos idos de 1920. Retomando essa vocação primeira, a diretoria do Museu lança nesta sexta-feira (21) o projeto Clube de Arte Moderna, que pretende realizar encontros que promovam o diálogo das artes visuais com a gastronomia e a música.

A princípio, serão duas ações, acontecendo nas quartas e sextas-feiras, até o mês de maio. Uma delas é a Sexta da Pesada – que será realizada toda sexta-feira com a presença de um artista, a diretora do Museu, Beth da Matta, que além de artista, é também cozinheira e gastrônoma, e de um representante da música. Nesta primeira edição, que acontece das 16h às 21h, Beth comanda a alquimia dos sabores e ingredientes acompanhada do artista plástico Marcelo Silveira, que está expondo no Mamam a mostra O guardião de coisas inúteis.

A dupla irá preparar algumas comidinhas para estimular o paladar de quem estiver por lá. As opções, que custam R$ 12, são camarão com redução de cajá, acompanhado de folhado de batata doce, mousseline de jerimum com charque crocante e pesto da terra (feito de coentro com manteiga de garrafa e castanha), ou gratinado de arraia. Haverá também opção de caldinho e sobremesa.

Para entreter as conversas dos visitantes, a música fica por conta do agitador cultural Roger de Renor. Quem for ao Museu de Arte Moderna nesta sexta-feira poderá conferir também a exposição Entretanto, que ocupa o térreo do equipamento cultural. A mostra é coletiva e, através da curadoria de Gentil Porto Filho, reúne obras adquiridas pelo museu no ano de 2001. A ideia do recorte foi não se prender a temas, técnicas ou estilos, permitindo o ressurgimento dos trabalhos, dando continuidade às suas trajetórias ao mesmo tempo em que ganham novos significados. A mostra é de longa temporada e segue até o mês de setembro.

Clube – A segunda ação do Clube de Arte Moderna, que acontecerá às quartas-feiras, é a Cozinha Kovacic. No meio da semana, o chef Cláudio Kovacic apresenta seu Menu Confiança, em sete pratos diferentes a cada semana. É o ato de comer inaugurando sensações e percepções, num ritual elaborado por artistas convidados, trazendo a experiência sensorial e a interlocução entre as linguagens artísticas.

Serviço:

Inauguração do Clube de Arte Moderna
Comidinhas por Beth da Matta e Marcelo Silveira
Música por Roger de Renor
Exposições: O guardião de coisas inúteis, de Marcelo Silveira com curadoria de Felipe Scovino, e Entretanto, mostra coletiva com curadoria de Gentil Porto Filho.
Quando: nesta sexta, 21 de março, com a ação Sexta-feira da Pesada.
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 12h às 18h. Sábados e
Domingos, das 13h às 17h.
Telefone: (81) 3355-6870/ 3355-6871/ 3355-6872
Entrada franca