NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.15 - 14h57

Artesãs da Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária expõem no Parque 13 de Maio neste domingo (22)

Cerca de 30 mulheres apresentarão os mais diversos produtos durante todo o dia

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher do Recife promove, neste domingo (22), uma feira de artesanato, no Parque Treze de Maio, das 9h às 17h. A iniciativa irá reunir 30 artesãs da Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária, que participaram do curso de artesanato no programa Mulher, Trabalho e Renda da secretaria municipal. Ao todo, quinze barracas serão montadas no parque com os mais diversos produtos. A feira será em homenagem ao dia da artesã, que foi comemorado em 19 de março.

Artesã há 11 anos, Marilene da Silva é uma das participantes da atividade e irá expor seus produtos feitos com materiais recicláveis. A recifense é empreendedora e ministra oficinas de artesanato e reciclagem de resíduos sólidos gratuita para mulheres. "O curso que eu fiz na Secretaria da Mulher me aperfeiçoou e me focou no empreendedorismo. Vivo hoje só de artesanato e aprendi que eu posso empoderar outras mulheres, estimulá-las a ter uma profissão e, além de tudo, ajudar no meio ambiente". Marilene chegou a ganhar mais de mil reais em uma feira que participou, viajou o país com o seu trabalho e teve peças premiadas na China.

Segundo a secretária da mulher, Elizabete Godinho, a feira é o resultado de um trabalho com as mulheres que visa o empoderamento econômico das mesmas. "Temos esse eixo da formação sócio-política e econômica muito forte na secretaria. Esses cursos ajudam a mulher a manter uma renda, buscar seu espaço na sociedade e se colocar como um agente transformador, político. Diversas artesãs que fizeram o nosso curso estão no mundo do trabalho, conscientes de seus direitos", comentou a gestora. Na Rede, 110 artesãs estão cadastradas e expõem em diversos locais da cidade.