NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.15 - 21h46

Professores e diretores participam de seminário sobre questões de gênero e sexualidade

Seminário reuniu cerca de 50 gestores e professores para reforçar debate sobre diversidade e combater preconceitos, (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Educação do Recife realizou, na tarde desta sexta-feira (20), o seminário Relações e Justiça de Gênero na Política de Ensino, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. O objetivo do encontro foi orientar professores e diretores a respeito da importância do diálogo sobre diversidade na escola, para desconstruir preconceitos e fazer da unidade de ensino um lugar ainda mais acolhedor.

Cerca de 50 profissionais participaram do evento. Representantes do Grupo de Trabalho em Educação Sexual (GTES) e do Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico-Raciais (GTERÊ) estavam presentes na mesa para debater questões relacionadas a gênero, sexualidade e temáticas étnico-raciais. “O GTES promove reflexões, junto com os professores, sobre a sexualidade e o gênero, para que esses conceitos sejam repensados”, explica Regina Gouvêia, representante do GTES.

Outro tema debatido pela mesa foi o preconceito dentro das unidades de ensino. O GTERÊ trabalha com formações para os professores e ações dentro da escola. “Além do processo de formação com os grupos de docentes, também levamos eventos da cultura negra, como rodas de capoeira e palestras, para o espaço escolar”, relata Patrícia Freire, representante do Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnicos-Raciais na mesa de debate.

Renilda Cabral, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Anita Paes Barreto, localizada no bairro do Fundão, acredita que as discussões do GTES e GTERÊ com os alunos ajudam desconstruir atitudes discriminatórias nas unidades de ensino. "Ações como essas dentro da escola ajudam a combater os preconceitos de gênero e raça”, avalia a gestora.