NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.15 - 09h44

Recife tem programação especial para comemorar o Dia Mundial da Água

A abertura será, nesta sexta-feira (20), com o seminário “Território Capibaribe: a reconexão do rio ao cotidiano das pessoas”, no Museu da Cidade

Em tempos de mudanças climáticas e racionamento, comemorar o Dia Mundial da Água se torna uma ação fundamental para lembrar a importância dela. Com essa perspectiva, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) preparou uma programação especial. Serão quatro dias de atividades realizadas em parceria com a Compesa, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Capibaribe (COHB). A abertura será marcada, nesta sexta-feira (20), pelo seminário “Território Capibaribe: a reconexão do rio ao cotidiano das pessoas”.

Sob a organização da COHB, o seminário acontecerá, a partir das 9h, no Museu da Cidade, no bairro de São José. Pela manhã, acontecerá uma apresentação sobre o projeto Parque Capibaribe, um grande corredor para pedestres e ciclistas às margens do Capibaribe, que ligará o bairro da Várzea à Boa Vista. O projeto faz parte do plano de governo do prefeito Geraldo Julio e vem sendo desenvolvido em parceria com a UFPE. À tarde, haverá a palestras Capibaribe, suas paisagens e seus desafios e a oficina Aplicação de Análise Swot na Bacia do Rio Capibaribe.

Para a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, a comemoração do Dia Mundial da Água é uma forma de chamar a atenção das pessoas para esse recurso natural que é escasso. “A água é um elemento fundamental para a preservação da vida no planeta. Menos de 3% do que existe no mundo é doce. Aqui, temos o Rio Capibaribe que é um símbolo cultural e ambiental da cidade. Precisamos aumentar a consciência pública sobre a importância de preservar e proteger esse bem valioso”, afirmou, ressaltando a parceria firmada com as outras instituições para fazer uma programação que abrangesse um público diversificado.

No sábado (21) e no domingo (22), a programação aportará no Jardim Botânico do Recife, no Curado. As atividades terão início sempre às 10h e haverá contação de histórias infantis, esquete teatral, trilhas na mata, exposição de maquetes virtuais, pintura e vários jogos educativos sobre a preservação da natureza. A Secretaria de Saúde do Recife também participará do evento com ações lúdicas para falar sobre a dengue e a febre Chicungunha. Já na próxima sexta-feira (27), o Parque de Santana será o palco de brincadeiras e apresentações teatrais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

20/03 - Seminário Território Capibaribe: A reconexão do rio ao cotidiano das pessoas

9h - Abertura: Rio Capibaribe, um rio, muitos cenários.
10h30 - Coffee break
10h45 - Apresentação do Projeto Parque Capibaribe - Caminho das Capivaras Profª Circe Monteiro (UFPE)
12h - Almoço
14h - Capibaribe: suas paisagens e seus desafios
Apresentação da Expedição Capibaribe e do exemplo da Lavanderia Mamute (Toritama)
14h20 - Aplicação de Análise Swot na Bacia do Rio Capibaribe
Identificação das forças, fraquezas, oportunidades e perigos, na visão de cada município presente.
16h - Coffee break
16h15 - Debate
17h - Solenidade de encerramento do Seminário, com abertura da Exposição 'CAPIBARIBE MEU RIO', mostra com 50 imagens do acervo do Museu da Cidade e vídeos que retratam o Rio em seu curso e convidam à participação interativa do público, com ações educativas.

21/03 – JARDIM BOTÂNICO

10h - Contação de Histórias (CPRH /SMAS)
11h - Esquete Verde Urbano, com a turma Mangue e Tal (SMAS)

22/03 – JARDIM BOTÂNICO

10h - Contação de Histórias (CPRH / SMAS)
Robô BIO (Compesa)

10h - 14h - Circuito Eco jogos (Compesa)
Exposição de Maquetes Virtuais (Compesa)
Brincadeira do Circuito Ambiental (CPRH)
Exposição sobre água e a Dengue e febre Chicungunha (Sec. de Saúde)
Cantinho da Pintura
Pescaria
Jogos

11h - Esquete sobre a Água – Turma Mangue e Tal (SMAS)
Jogo Espelho d’água – Eixo água – Programa de Educação Ambiental
(SMAS)

12h - Esquete sobre Dengue “As Dengosas” (Secretaria de Saúde)

27/03 – PARQUE DE SANTANA

14h-17h - Circuito Ecojogos (Compesa)
Exposição de Maquetes Virtuais (Compesa)
Circuito Ambiental ( CPRH)
Jogo Espelho d’água (SMAS)
Cantinho da Pintura
Pescaria
14h30 - Esquete sobre Dengue
15h - Esquete da Turma Mangue e Tal (SMAS)
16h - Teatro: Água, e eu com Isso? (Compesa)