Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.03.19 - 20h25

Mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade na Ponte do Limoeiro são acolhidas em ação da PCR

img_alt

Foram promovidas diversas atividades de atenção à saúde, acolhimento e valorização dessa população (Foto: Cortesia)

 

Mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social no entorno da Ponte do Limoeiro, no bairro de Santo Amaro, participaram da ação “Empoderando mulheres, fortalecendo o autocuidado”, promovida pela Prefeitura do Recife nesta quarta-feira (20). Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Politicas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife realizaram diversas atividades de atenção à saúde, acolhimento e valorização dessa população.

Como parte da programação para lembrar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8, a Sesau ofereceu oficina de turbante, orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção aos cânceres de colo de útero e mama, além de serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicose. As participantes ainda receberam kits de higiene pessoal e maquiagem, preservativos e gel lubrificante.

Ao longo deste mês da mulher, a Secretaria de Saúde do Recife está promovendo diversos serviços de prevenção e promoção à saúde da mulher espalhados pelos bairros da capital pernambucana. De acordo com a coordenadora de Política de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Mariana Seabra, a ação desta quarta serviu para entender melhor o público-alvo e criar uma agenda de assistência à essa população, com o intuito de vinculá-la às equipes de saúde da família da região.

“O nosso principal objetivo é dar visibilidade a essas mulheres e garantir que elas conheçam e tenham o mesmo acesso aos direitos civis e de saúde que o restante da população, trabalhando nelas o princípio de equidade e de valorização de si mesmas”, esclareceu Mariana Seabra. Segundo a gestora, nesta quarta os profissionais de saúde identificaram três gestantes sem consulta de pré-natal e as encaminharam para as unidade de saúde.

Uma das participantes do evento, que não quis ser identificada, salientou a necessidade da realização desse tipo de ação como forma de acolhimento. "A gente recebe coisas que nos ajudam muito. Esses kits de beleza, por exemplo, melhoram muito a nossa autoestima. É uma ação muito importante para todas as meninas que vivem na rua, são usuárias de droga e se prostituem, uma forma de sermos lembradas. Torço para que isso sempre aconteça e em vários lugares para ajudar outras mulheres”, comentou a jovem de 27 anos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Politicas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife também participaram da ação e realizaram escuta para identificação das demandas das pessoas em situação de rua. Algumas mulheres foram encaminhadas para emissão de certidão de nascimento e RG, receberam orientação para regularização do CPF e título de eleitor.

Foram feitos encaminhamentos para atendimentos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop Glória, na Boa Vista, para verificação da possibilidade de acolhimento institucional para os interessados que se enquadram no perfil.

A equipe de Assistência Social da Prefeitura do Recife também deu orientações sobre o acesso a benefícios socioassistenciais como o Bolsa Família, através da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Já os profissionais da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) deram orientações às usuárias de drogas.

PROGRAMAÇÃO - Além das atividades organizadas pela Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, que são abertas ao público, a Sesau também está atuando como parceira em eventos realizados por outras instituições. Até o fim de março, ainda haverá mamografia, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C; cuidados de beleza e outros serviços.

Confira a lista completa de atividades AQUI