Prefeitura do Recife inicia amanhã inscrições para os primeiros editais juninos
Depois do frevo, o balancê. Na cidade das mais democráticas e animadas festas de rua do país, já começaram os preparativos para o Ciclo Junino 2025. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, abre amanhã (21) inscrições para a subvenção e a convocatória de propostas artísticas para a festa, que vem se consolidando como uma das mais autênticas celebrações de todo o país. As inscrições são virtuais, pelo site www.culturarecife.com.br, e devem ser feitas até o próximo dia 4 de abril.
Durante todo o período de inscrições, serão oferecidos atendimento presencial e telefônico para orientações e esclarecimentos, no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39. O Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone disponível é: (81) 99321-1517.
Habilitação de propostas artísticas
A inscrição de propostas para compor a programação artística do Ciclo Junino 2025, no próximo mês de junho, vai se dar em duas etapas: documental e artística. Entre outras coisas, faz-se necessário apresentar histórico do artista, grupo ou agremiação, além de registros de vídeo com duração mínima de três minutos, disponibilizados por meio de link, além de proposta contendo descrição da apresentação artística e documentações de identificação e comprobatórias.
Aos habilitados do último Ciclo Junino realizado pelo poder público municipal, será dispensada nova avaliação da habilitação artística. Basta atualização de documentação exigida em edital.
Entre os critérios de avaliação artística de novas atrações, serão levados em conta o histórico do artista/grupo/agremiação, sua representatividade e reconhecimento popular, além da qualidade artística e criatividade.
O resultado final dos habilitados será divulgado no próximo dia 17 de maio, incluindo os prazos para submissão e avaliação de recursos. O resultado dessa convocatória será o principal subsídio para montagem da grade de programação, que convidará ao balancê nos palcos e polos montados pela Prefeitura do Recife, por toda a cidade.
Subvenção junina
Com a finalidade de promover e fortalecer a enraizada tradição das quadrilhas juninas na cidade, a subvenção é um apoio financeiro garantindo aos grupos, representados ou não por associações, federações e entidades sem fins lucrativos, que comprovem funcionamento e sede instalada no Recife, diretoria eleita e inscrição no Concurso de Quadrilhas Juninas promovido pela Prefeitura do Recife.
Para as quadrilhas que se habilitarem ao benefício, o apoio financeiro será repassado em duas parcelas: a primeira paga antes do São João e a segunda após a aprovação da prestação de contas referente ao primeiro repasse. O resultado do chamamento será anunciado até o dia 28 de abril, após período de recursos.