Milton Coelho discute ações preventivas para as chuvas com secretário Nacional de Defesa Civil
Impactos da chuva nos últimos dias e ações preventivas foram foco do encontro
O prefeito em exercício do Recife, Milton Coelho, se reuniu, na tarde desta quarta-feira (20), com o secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana. O encontro, que aconteceu na Sala de Reunião do Gabinete do Prefeito, no 9º andar do edifício-sede da PCR, Bairro do Recife, contou também com a participação de secretários municipais e coordenadores. Durante a reunião, foram definidas novas estratégias de combate aos transtornos causados pelas chuvas que se intensificaram nos últimos dias.
Com a equipe, o gestor analisou os impactos das chuvas no Recife e avaliou como eficientes as medidas que foram tomadas pela gestão para evitar ocorrências mais graves. “Nesses últimos dias, houve uma conjunção de fatores naturais, como a forte precipitação pluviométrica e a alta das marés, que ocasionaram alguns contratempos. Mas nós tivemos agilidade e capacidade de reação em tempo hábil para inibir transtornos maiores e a situação já está bem mais tranquila. As ações estão sendo executadas com muito êxito e serão intensificadas daqui pra frente”, declarou o Milton Coelho.
Nos primeiros 15 dias do mês de abril, o índice pluviométrico registrado no Recife foi de 439,9 mm, maior do que a média histórica, que é de 250 mm. A previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Com o intuito de preparar a Cidade para a recorrência de altas precipitações, o gestor destacou algumas medidas que serão tomadas para enfrentar os transtornos. Nos próximos dias, três pontos de constantes alagamentos receberão obras de drenagem: o encontro entre a Avenida Caxangá e a BR-101; a Avenida João de Barros, na altura da Celpe; e o encontro entre a Avenida Norte e a Rua 48. De acordo com o prefeito em Exercício, na semana que vem a Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, também passará por intervenções.
O trabalho da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) ganha mais fôlego nos próximos dias, com o reforço das equipes de plantão durante o feriado prolongado, que vai desta quinta (21) até o Domingo de Páscoa (24). Trinta e quatro profissionais da Codecir, Emlurb, URB e do Programa Parceria nos Morros percorrerão diversas áreas de risco na Cidade para intensificar a colocação de lonas plásticas e vistorias. Além disso, dois abrigos já estão disponíveis para acolher famílias que porventura venham a ficar desalojadas por conta das chuvas, num total de 120 leitos. A proposta é ampliar esse número, com a estruturação de novos espaços, para 400 leitos até o início oficial do inverno.
Segundo o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, o trabalho desenvolvido pela gestão na área evitou maiores consequências para a população que mora nas áreas de morro e alagados. “Encontrei uma Defesa Civil preparada no que diz respeito à prevenção dos riscos, o que traduz um clima de tranquilidade, já que não tivemos ocorrências mais graves nem óbitos, mesmo com o alto nível de chuvas que observamos recentemente”, frisou. De acordo com Viana, o Governo Federal, por meio do Ministério de Integração Nacional, está inteiramente à disposição do Recife para colaborar no que for preciso. “Já liberamos R$ 5 milhões para que o Município invista no recobrimento aerofotogramétrico da Cidade e na aplicação do gel impermeabilizante”, disse.
O recobrimento aerofotogramétrico (ou vôo aerofotogramétrico) consiste na coleta de dados obtida através de laser, traçando um panorama geral das áreas de risco do Recife. O instrumento permite uma visão mais aprofundada da estrutura da Cidade e dá à gestão condições de traçar melhor as ações de combate aos riscos. De acordo com o secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, “esse vôo irá subsidiar determinadas informações que nós, até então, só podemos obter de forma presencial. Teremos um perfil mais detalhado da Cidade, o que ajudará o Município a planejar melhor e de forma mais eficiente as ações de combate e de redução de riscos no Recife”, apontou.
A previsão é de que o recobrimento aerofotogramétrico e a restituição a laser sejam concluídos no período de um ano, o que permitirá que, no próximo inverno, Recife consiga definir de forma mais eficiente as ações contra os transtornos ocasionados pela chuva, garantindo uma maior tranquilidade à população.