NOTÍCIAS

Cultura | 20.04.11 - 11h16

Prefeitura do Recife reforça plantão da Codecir durante o feriado prolongado

Até domingo (24), 34 agentes atuarão no trabalho de orientação, vistorias e colocação de lonas plásticas em áreas de risco

Nos próximos quatro dias que compreendem os feriados de Tiradentes e a Semana Santa, a Prefeitura do Recife vai aumentar o número de técnicos da Defesa Civil para atender às solicitações da população e possíveis ocorrências de chuva. A partir desta quinta-feira (21) até o domingo (24), 34 agentes da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), Emlurb, URB, e do Programa Parceria nos Morros, vão atuar no trabalho de orientação e prevenção, vistorias e colocação de lonas plásticas em áreas de risco.

De acordo com a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, o objetivo da ação é garantir mais segurança às populações que residem em áreas mais frágeis da Cidade. “Montamos um esquema especial com equipes de colocação de lonas plásticas e capinação, trabalhando intensamente, inclusive no sábado e Domingo de Páscoa”. Ainda segundo Keila, além do reforço na equipe, outros funcionários das secretarias e órgãos ligados ao programa Guarda-Chuva estarão de sobreaviso e poderão ser convocados em caso de necessidade.

Afora as ações de colocação de lonas plásticas e de capinação em localidades mais críticas, será dada continuidade ao monitoramento das áreas de risco alto e muito alto, com o intuito de diagnosticar possíveis casos de deslizamento em potencial e dar os devidos encaminhamentos. As famílias que foram removidas de locais de risco para casa de parentes continuarão recebendo o acompanhamento dos assistentes sociais da Codecir. Todas estão recebendo cestas básicas e colchões.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura. No caso de alguma ocorrência, a população deve ligar para o número 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24 horas.

Emlurb - Durante o feriadão, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também atuará em regime de plantão. Quatro equipes serão mobilizadas para realizar a desobstrução de galerias e canaletas. Além disso, o trabalho contará com o reforço de um caminhão equipado com jato de sucção para fazer operações emergenciais na rede de drenagem.

Trânsito - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) ainda mobilizará cerca de 80 agentes para agilizar o fluxo de veículos, durante o feriadão, nos principais corredores do Recife. O efetivo pode ainda aumentar ou até duplicar caso as chuvas fortes provoquem transtornos ao tráfego. A central de atendimento da CTTU funciona 24 horas. O telefone de contato é 0800-081-1078 e a ligação é gratuita.

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cem obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.