NOTÍCIAS

Cultura | 20.04.12 - 17h15

Domingo animado para as crianças na Praça do Arsenal

Programação traz brincadeiras, espetáculos circenses, contação de histórias e peças teatrais

[caption id="attachment_16857" align="alignleft" width="334" caption="O projeto Domingo na Praça traz atividades culturais e sócio-educativas gratuitas para o público infantil de todas as idades. Foto: Divulgação"][/caption]

O projeto ‘Domingo na Praça’, integrado à programação do ‘Viva o Recife Antigo’, traz atividades culturais e sócio-educativas gratuitas para o público infantil de todas as idades, durante os meses de abril e maio, na Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo, das 16h às 19h. Neste final de semana, haverá recreação com pula pula, oficina de malabares, contação de histórias e espetáculo teatral Reprilhada e Entrafolha.

“A ideia é fazer com que a família se divirta unida com os filhos participando das oficinas, enquanto os pais conferem a feirinha Domingo na Rua e os atrativos do local como a Sinagoga Kahal Zur Israel”, afirma o secretário de Turismo do Recife, André Campos. 

PROGRAMAÇÃO

Dia 22 de Abril

Horário      

16h          Recreação com Pula Pula
16h          Oficina de Malabares
17h          Contação de histórias

18h          Espetáculo teatral Reprilhada e Entrafolha

Dia 29 de Abril

Horário       
16h         Recreação com Palhaço

16h          Oficina de Rói Rói
17h          Contação de histórias

18h          Espetáculo teatral A Biblioteca Mágica do Pedrinho

22.04

OFICINA DE MALABARES

Quem nunca se pegou de olhos fixos nos objetos que são lançados pelos malabaristas? Essa arte milenar que encanta desde crianças até os mais velhos está ganhando cada vez mais espaço e adeptos, mas exige muita concentração e dedicação do artista para que resulte em um belo espetáculo.

 

A manipulação de “brinquedos”, que é como os malabaristas gostam de chamar as bolas, claves, arcos e outros objetos tem um único propósito: animar o público. O que poucos sabem é que o malabarismo traz benefícios também para quem o pratica, desenvolve vários sentidos, ajuda nas atividades diárias e ainda serve como uma espécie de terapia. Então, esta oficina leva o participante a entrar no mundo do malabarismo, vivenciando-o e descobrindo um pouco mais sobre ele.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A contadora de histórias Adélia Oliveira vai cativar e aguçar a imaginação do público apresentando várias histórias através da utilização de objetos e sons diversos. Tapetes coloridos, fitas e chitas fazem parte dos elementos cênicos, que se juntam a instrumentos musicais como alfaia, apitos, chocalhos e instrumentos artesanais que lembram sons naturais, entre outras miudezas que possam emitir sons.

ESPETÁCULO REPRILHADAS E ENTRAFOLHAS – UM CONCERTO PARA ACABAR COM A TRISTEZA

Quando três palhaços descobrem quão grande é a tristeza do mundo, resolvem fazer um concerto de palhaçadas espalhando alegria mundo afora. Mas em meio as “Reprilhadas e Entralhofas” eles descobrem que no mundo tem muita tristeza pra pouco palhaço, mas também descobrem como é grande o batalhão trabalhando em prol da alegria. O espetáculo é um apelo poético à humanidade tentando eliminar as causas que provocam a tristeza. Uma missão quase impossível para os humanos, mas não para bobos e ingênuos palhaços.

29.04

OFICINA DE RÓI RÓI

A proposta desta oficina é ensinar às crianças a fabricação do rói rói, um brinquedo popular confeccionado com um cabo, um barbante e uma caixa sonora que proporciona uma multiplicidade de brincadeiras sonoras. A vivência tem como base resgatar o brincar de antigamente, mostrando a riqueza da cultura popular brasileira, a fim de preservá-la no imaginário social.

ESPETÁCULO A BIBLIOTECA MÁGICA DO PEDRINHO

O espetáculo “A biblioteca mágica do Pedrinho” faz uma reflexão sobre a importância da leitura para formação de uma sociedade informada, atualizada e participativa.

RECREAÇÃO

Jogos recreativos e educativos, possibilitando divertidas bricadeiras com as crianças.